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Artigo: Empoderando a criatividade com tecnologias de impressão digital

Por Debbie McKeegan para a FESPA.com

Não são apenas os grandes centros que têm visto uma grande mudança na forma em que os clientes compram artigos de moda e produtos para casa. Enquanto as empresas de varejo de todos os portes, das pequenas às gigantes, têm se adaptado para abraçar uma nova geração de consumidores altamente tecnológicos, a nova geração dos criativos digitais também está mudando a demografia dos têxteis tradicionais.

Empoderados pelas tecnologias de impressão digital têxtil, designers estão adotando novas rotas de mercado para seus designs em têxtil.

Com a evolução do mercado de produtos online, veio uma nova era de oportunidades comerciais para os empreendedores no comércio eletrônico. Oferecendo ao criativo uma gama de plataformas com as quais se conectar com uma nova geração de compradores, é possível aos designers vender suas criações como produtos impressos online diretamente para o cliente.

As histórias de sucesso de plataformas assim são numerosas. O comércio eletrônico tem facilitado uma nova geração de designers e também fomentou a confiança da própria comunidade de design. Muitas marcas pequenas de designers começaram a negociar neste formato, e assim que conseguiram se estabilizar mudaram para criar a sua própria identidade online, com site e suas próprias plataformas independentes de varejo.

A coleção de jardim inglês - projetada por Keighley Clay

Crédito da imagem: Keighley Clay

Os compradores de produtos têxteis para grandes varejistas tanto de artigos para casa como em fashion também mudaram suas práticas de trabalho. Muitos preferem agora comprar a arte do design online. Em um mundo acelerado de tendências instantâneas e fabricação customizada, simplesmente não há tempo para planejar estações à frente. O acesso a design de alta qualidade (pronto para imprimir) que está disponível para download instantâneo é um recurso fundamental para os fabricantes atuais, e os estúdios online de design veem um crescimento exponencial pelo mundo.

Nós estamos testemunhando também uma nova geração de Estúdio Digital de Design. Vender designs por metro para comparadores de moda e mobiliário para casa. A fabricação customizada criou uma demanda insaciável por design inovador, com disponibilidade instantânea. Os Estúdios de Design Têxtil oferecem agora seus padrões (patterns) como tecidos de comprimento reduzido ou tiragens exclusivas tanto para a indústria Fashion como para Decoração de Interiores.

Alguns necessitam de uma rede de impressores de digital têxtil para fazer isso, colocando pequenos pedidos sob demanda (10-100m) quando os pedidos são recebidos. Outros investiram em sua própria tecnologia de impressão digital e com o avanço de um maquinário prático, acessível e de baixo investimento, este setor empreendedor do mercado criativo está pronto para um grande crescimento.

Na comparação com a rota de fabricação tradicional, em que o designer poderia vender a arte pintada para o comprador que teria então que permitir a produção, esta nova forma de associação beneficia os dois lados. O designer ganha margem extra ao vender tecidos diretamente, e o comprador tem acesso a milhares de designs que estão prontos e disponíveis para impressão em qualquer tecido, sob demanda, sem a necessidade de um time de design dentro da empresa. Isto acelera a cadeia de produção e oferece uma eficiente plataforma de fornecimento.

Almofadas de veludo por Keighley Clay, um jovem designer britânico e graduado no Central St. Martins, Londres

Crédito da Imagem: Keighley Clay

Designers fashion também estão vendendo diretamente ao cliente ou varejista. Richard Quinn começou sua empresa há apenas três anos. Um estudante de Central St. Martins, Londres, ele abraçou a tecnologia de impressão digital durante seus estudos na universidade e viu como a flexibilidade e produção in-house o permitiu construir uma marca independente. Com o apoio da comunidade de equipamentos de impressão e sua cadeia de fornecimento, ele fez exatamente isso, colaborando com a Epson para construir sua unidade de produção interna. Quinn construiu um império próprio e de sucesso em Fashion, com reconhecimento mundial, o que aconteceu ao receber um prêmio da HM the Queen em 2018.

No mundo online de hoje, tudo é possível para o criativo talentoso com a direção para o sucesso.

Keighley Clay começou sua carreira de design na Liberty. Começando como uma interna, ela tornou-se uma designer têxtil na internet. Aprendendo seu trabalho em um dos mais antigos fabricantes têxteis do Reino Unido e ao lado de uma equipe de design com grande conhecimento e herança têxtil, ela conquistou seu espaço. Liberty utiliza a tecnologia têxtil digital para facilitar a amostra de todos os seus padrões (patterns) de tecido, o que oferece uma solução sustentável para a amostra têxtil, ao economizar um tempo valioso em pós-produção quando comparado com o uso de tecnologia analógica. Como uma jovem designer, Keighley também viu as oportunidades comerciais para sua própria marca. Uma designer talentosa, ao lado de seu marido ela agora conduz sua própria companhia de design e loja de varejo online vendendo seus designs como produtos de uso doméstico para todo o mundo.

Legenda: Tecnologias de impressão digital têm empoderado uma nova geração de criativos

Crédito da imagem: Keighley Clay

 

Marcas estabelecidas e fabricantes têxteis também estão abraçando a tecnologia Digital Têxtil. Como muitas empresas em Fashion e Móveis para o Lar lutam para conseguir margens viáveis contra as expectativas dos compradores, a tecnologia digital ofereceu uma solução eficiente para controlar o inventário, reduzir estoque de tecido impresso e oferecer uma fabricação diversa e flexível.

As marcas que antes terceirizavam seus tecidos impressos agora estão investindo em tecnologia de impressão digital têxtil e treinando novamente seu time de trabalho para oferecer aos seus clientes impressão interna e muito mais veloz. A fabricação atual não permite, nem pode permitir, estoques vastos. O negócio de sucesso do futuro precisa ter uma cadeia de fornecimento sustentável para atrair o cliente moderno.

As Tecnologias de Impressão Digital continuam na disrupção da indústria de impressão pelo mundo, mas nós estamos apenas no começo de uma reforma radical no setor Têxtil.

A Indústria Têxtil está testemunhando o início de uma mudança de rota das fontes tradicionais de abastecimento por todos os setores de nossa indústria, do Fashion à Decoração de Interiores, à medida em que nossas rotas para o mercado evoluem para atender as necessidades de uma nova sede por fabricação customizada e diversidade no design.

Os Têxteis Impressos Digitalmente representam aproximadamente 7% de nosso volume de mercado de têxtil impresso mundialmente. Nós realmente estamos no início de uma Reforma Digital que irá oferecer à nossa indústria um futuro criativo e sustentável…

 

Fonte: FESPA.com

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