Agilizando a cadeia de produção com softwares de gestão

Agilizando a cadeia de produção com softwares de gestão

Em um cenário que obriga as empresas a produzirem e entregarem produtos com cada vez mais rapidez, falhas trazem grandes prejuízos, pois atrasam a produção e geram custos desnecessários. Muitas vezes, a falha não é no equipamento em si, e sim em pontos da cadeia de produção como um todo, e isto inclui desde a área de orçamento, administrativa, comercial, ou seja, algum problema na comunicação durante o processo que acabou causando o erro.

Para solucionar este tipo de problema, há empresas no mercado de impressão que oferecem softwares de gestão, que na verdade englobam muitos mais aspectos dentro de uma empresa. A Digital Printing e a FESPA Brasil vão reunir alguns destes expositores, que vão demonstrar ao vivo aos visitantes o funcionamento de suas soluções, para que entendam a importância deste tipo de software dentro da gráfica atual.

Aos poucos, há uma melhor compreensão desta relevância, como frisa Helder Andrade, Gerente Comercial da Zênite Sistemas, expositora da Digital Printing / FESPA Brasil 2019: “Nos últimos anos, com o mercado cada vez mais competitivo, o empresário começou a entender que um sistema de gestão não é acessório e sim parte fundamental para o negócio. Uma ferramenta específica para seu segmento muda o patamar da empresa. Vimos uma grande crescente no interesse na automatização dos processos, seja em empresas de 3 funcionários ou até mesmo 50”.

Visão semelhante tem Daniel Hanum, Gerente Comercial da Bremen Sistemas, empresa que também é presença confirmada na Digital Printing / FESPA Brasil 2019: “Grande parte do mercado se preocupa e coloca como prioridade em sua empresa a automatização de processos. Com a alta concorrência e a baixa no valor de venda, devido a atual fase do mercado, empresas normalmente encontram uma possibilidade de economizar tempo com a automatização de processos. E como todos sabemos, tempo é dinheiro. Além disso, ainda podemos citar que a empresa que automatiza seu processo é mais organizada, reduz a possibilidade de erros e tem o controle necessário para a tomada de decisões”.

Tempo é dinheiro. Esta frase é de fato fundamental para entender como um software de gestão se encaixa nas necessidades de uma gráfica moderna. Abandonar os orçamentos e cálculos no papel, tentar reduzir o erro humano ao máximo e ter muito mais ferramentas para a melhor tomada de decisões são pontos que o empresário gráfico - assim como o profissional de comunicação visual ou o convertedor - não pode deixar de lado na atualidade, onde as margens empurram a empresa a pensar constantemente na gestão mais inteligente possível dos processos.

O interessante é que os softwares disponíveis hoje no mercado não são “genéricos”. Eles são focados na indústria de impressão, pensados e desenvolvidos por especialistas que entendem dos termos, conceitos e necessidades do impressor atual, seja na área gráfica, em comunicação visual, em embalagem ou outro segmento. Isto deixa todos os cálculos mais precisos e traz um quadro perfeito de automação nos processos das empresas.

Ganhos com o software

A Bremen considera que entre os principais ganhos para uma gráfica ou empresa de comunicação visual ao adquirir um sistema de gestão estão o ganho de produtividade e a organização em todos os setores da empresa, porque o próprio programa colabora nesta interligação inteligente entre os setores.

Isto traz, ainda de acordo com a Bremen, uma melhor visão do cenário para a tomada de decisão, pois a companhia consegue um maior controle sobre os seus custos: tudo está integrado no software, com fácil entendimento por parte de quem opera a solução. Estas medidas geram ainda uma possível redução de custos no cálculo orçamentário. A Bremen lembra que estes sistemas dão ainda a possibilidade da expansão do negócio online, através de atuação com e-commerce - ou até mesmo o web to print.

A Zênite coloca os ganhos em três pontos fundamentais:

- Confiabilidade: Um sistema de gestão bem utilizado é a garantia de que os preços praticados pela sua empresa espelhem a realidade do negócio, sendo possível assim enxergar seus lucros e margem de negociação.

- Velocidade: O ganho de produtividade ao se utilizar um software de gestão já é notado nas primeiras semanas. Além do aumento da velocidade em rotinas operacionais, fazer orçamento, emitir notas fiscais, gerar boletos, o empresário tem resultados mais rápidos e confiáveis através de relatórios e números que são disponibilizados em tempo real.

- Redução de custos: Com um sistema integrado, os erros tendem a diminuir pois não há redigitações, alterações e por consequência menor retrabalho.

As soluções disponíveis no mercado

Atualmente, a Zênite Sistemas trabalha com o GE, software de gestão disponível em quatro versões que vão atender a todos os tamanhos de empresa e necessidades. “Nossa ferramenta atua na gestão de custos, cálculo de orçamento, controle de produção, estoque e financeiro. Os orçamentos são calculados usando substratos em bobinas ou em chapas. Possuímos cálculos específicos para lonas e chapas de acrílico, MDF e outros. Também ofertamos emissão de documentos fiscais e geração do arquivo SPED. O GE é um software prático, rápido e adaptável, dessa forma podemos garantir praticidade e respostas eficazes para seu negócio”, explica Helder Andrade.

Solução Zênite Sistemas

A Bremen Sistemas possui o sistema WingraphEx. “O sistema fornece solução a todas as empresas do ramo de impressão, inclusive comunicação visual e grandes formatos. Com cálculos automatizados, trazendo melhor aproveitamento, formatos, montagens e até soldas em casos de outdoors e outros, a Bremen oferece um software completo para pequenas, médias e grandes empresas”, diz Daniel Hanum.

Bremen Sistemas

Digital Printing / FESPA Brasil 2019

Entre os dias 20 e 23 de março de 2019, a Digital Printing / FESPA Brasil vai oferecer um panorama completo do que é a impressão digital hoje através dos grandes players da indústria no Brasil e no mundo. Será a chance de ver ao vivo as soluções em funcionamento, comparar, tirar dúvidas diretamente com o time técnico das empresas e, assim, tomar a melhor decisão de investimento focando que vai fazer sua empresa inovar! Cadastre-se agora para visitar a feira em: www.digitalprinting.com.br/pt/visitar/cadastro.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil