Impressão de interiores: oportunidades na comunicação visual

Impressão de interiores: oportunidades na comunicação visual

Quem trabalha no ramo de comunicação visual percebeu que, na decoração, a impressão de interiores é um caminho que oferece ótimas oportunidades de crescimento.

Mas ainda falta captar como aproveitar a crescente demanda por esse tipo de trabalho.

A procura de impressão de interiores tem disparado nos últimos anos, com a procura deste tipo de trabalho surgindo em diversas áreas e mercados.

Para os varejistas, isso pode ser impressão em parede, janela e piso para ajudar a iluminar o interior da loja ou mostrar promoções especiais.

Depois, há o design de interiores; as opções disponíveis e o aumento nos consumidores que assumem os próprios projetos, levaram a maior procura de aplicações como papéis de parede e peças de impressão têxtil como cortinas.

 

Desafio da comunicação visual na decoração de interiores

O principal desafio é: como empresas de impressão e comunicação visual conseguem uma parte desse mercado? O que eles precisam fazer para garantir que não percam um trabalho lucrativo e a chance de construir relacionamentos duradouros com clientes valiosos?

Rob Fletcher, especialista da FESPA.com, falou com a Canon, que tem forte ligação com o mercado, para obter uma visão sobre alguns dos segredos comerciais que os impressores devem conhecer.

A Canon trabalha com um grande número de impressores ativos nesse mercado e está posicionada para oferecer orientação aos recém-chegados e àqueles que desejam aumentar sua presença.

“Atualmente, o mercado de impressão de interiores é muito dinâmico e um segmento de alto crescimento,” disse Mathew Faulkner, diretor de marketing e inovação em grande formato na Canon Europe “Isso abre oportunidades para impressores e estamos vendo muita criatividade nas aplicações oferecidas".

Quais tendências socioeconômicas impulsionam a decoração de interiores impressa?

  • O custo dos materiais naturais está aumentando, tornando a decoração impressa uma solução ainda mais atraente para revitalizar interiores.
  • A mudança demográfica e a maior urbanização estão dando origem a um aumento no número de domicílios, enquanto o tamanho desses espaços está diminuindo. Isso está criando mais possibilidades de crescimento no mercado de decoração de interiores.
  • Aumento do desejo do consumidor por personalização, individualização e customização, já que as pessoas gostam de fazer suas próprias casas e espaços de trabalho.
  • Mais tempo passado em casa encorajou proprietários a atualizar seus espaços. A impressão de decoração de interiores tem um papel importante a desempenhar, pois permite produtos sob demanda, como impressões personalizadas com cores e designs sob medida para aplicações como papel de parede e quadros.
  • Mudança para a vida profissional híbrida, com mais pessoas trabalhando em casa. Isso cria demanda por "zoneamento", que pode ser entregue de forma econômica com uma variedade de soluções impressas de decoração de interiores.
  • A decoração impressa é uma ferramenta importante na hospitalidade, com um papel importante no branding, na criação de ambiência e na entrega de experiências imersivas

A impressão digital sob demanda há muito atende a essas necessidades, fornecendo os meios para produzir pequenas tiragens, personalizar, reproduzir uma rica gama de cores, imprimir em ampla variedade de materiais e fornecer as qualidades práticas de desempenho e durabilidade exigidas em várias configurações”, disse Faulkner.

 

Soluções de impressão digital que atuam na decoração de interiores

Com isso, Faulkner chama a atenção para como a Canon atua no segmento de decoração há muitos anos, com sua gama de impressoras e experiência para dar suporte a aplicações de impressão de interiores.

A série de impressoras planas Arizona da Canon atende a materiais rígidos e flexíveis, abrindo opções com impressões em substratos incomuns, como vidro, madeira, pedra ou substratos metálicos, bem como tecnologias de acabamento.

Há inclusive a reprodução de fotos e obras de arte e para criar superfícies texturizadas e criar uma sensação de luxo. Outra capacidade é a aplicação funcional, como impressão em braille e sinalização para deficientes visuais.

 

Mercado em crescimento na FESPA Digital Printing

A FESPA Digital Printing é, definitivamente, o espaço em que a decoração de interiores impressa se apresenta de forma mais clara.

A feira reúne uma série de grandes players nacionais e globais mostrando as impressoras, substratos, tintas e opções de acabamento que criam esta decoração personalizada e única para cada cliente.

Além das soluções, muitas companhias aproveitam tanto para imprimir amostras em tempo real como levar ao vivo estas aplicações, especialmente na decoração dos próprios estandes, para que o visitante entenda logo de cara como os ambientes de seus clientes podem ser transformados.

Recentemente, fizemos um material tratando dos primeiros passos para as empresas de impressão e comunicação visual que desejam entrar no segmento de decoração de interiores. Cliquei e leia tudo: https://www.fespabrasil.com.br/pt/noticias/o-que-preciso-fazer-para-entrar-na-decoracao-de-interiores

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil