Prêmio Bureau Criativo: elevando o nome da indústria de comunicação visual

Prêmio Bureau Criativo: elevando o nome da indústria de comunicação visual

O Prêmio Bureau Criativo é a mais tradicional premiação do mercado de grandes formatos no Brasil e a cada ano vem reconhecendo os trabalhos de empresas brasileiras que ultrapassam os limites quando o assunto é criatividade.

Promovido pela Revista Grandes Formatos desde o ano de 2007, sua edição 2019 foi realizada na Signs Nordeste, na cidade de Fortaleza, premiando três categorias: Projetos Externos, Projetos Internos e Personalização de Veículos.

De acordo com Luciana Andrade, diretora da Revista GF e organizadora do Prêmio, “Cada troféu é uma “mola propulsora” que impulsiona o crescimento da empresa, a qual pode se diferenciar em um mercado tão concorrido. Foram mais de 60 projetos muito expressivos na edição de 2019. Prova de que o mercado da comunicação visual está em pleno crescimento. Nosso objetivo é que através da execução criativa dos projetos pelas empresas elas possam estar à frente! E que venham muitos projetos para a premiação de 2020”!

A FESPA Digital Printing foi uma das Patrocinadoras da iniciativa. Para Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da FESPA Digital Printing, “É extremamente importante ver um Prêmio como esse, pois ele tem uma missão muito rica que é enfatizar o que existe de qualidade e criatividade em um setor que a cada dia se transforma com o advento de novas tecnologias e materiais. À medida em que o limite tecnológico começa a ser ultrapassado, cria-se uma característica que é justamente a criatividade, trazendo um fôlego completamente novo para esse mercado. Somos patrocinadores desde a primeira edição da FESPA no Brasil e acreditamos muito nessa parceria, principalmente porque o Prêmio tem uma ligação direta com as empresas de comunicação visual, e é dentro das feiras onde eles encontram as soluções ideais para que possam inovar e trazer mais qualidade para as suas empresas e clientes, o que agrega valor ao prêmio - e ao mercado como um todo. Então, a sinergia entre FESPA Digital Printing e o Prêmio Bureau Criativo é perfeita, pois é o ápice no que há de melhor: tecnologia, criatividade e aplicação de novos recursos”.

Nós conversamos com os três vencedores, saiba mais sobre cada projeto:

Ambientes externos - Campeão Chris Signs

Projeto: Academia Aquasport (SP)

Entrevistado: Christian Viana

Qual foi a emoção de conquistar o troféu?

Vem a lembrança de toda a trajetória que passamos até chegar aqui, muito esforço, muitos obstáculos e ter o reconhecimento é uma sensação de vitória, que tudo isso valeu a pena.

O projeto:

Consiste na criação e execução da fachada de uma academia, foram utilizados recursos técnicos: construção de uma malha estrutural que permitisse dar um novo formato arquitetônico ao prédio, revestimentos em alumínio, pele de vidro, caixas LED etc.

Enfrentamos vários obstáculos na parte criativa, por se tratar de uma intervenção de médio/ grande porte, em uma área com regras rígidas para Comunicação e Arquitetura.

Nossos técnicos trabalharam durante 30 dias para construção da fachada. Utilizamos linhas com movimentos que remetem à esportividade e traduzem cores e DNA da marca. Uma fusão de Arquitetura e Comunicação Visual. Foram usados 200m2 de revestimento em ACM, 30m2 de pele de vidro, Caixas LED e películas de revestimento 3M.

Tecnologias utilizadas:

Impressão Digital (Roland), corte laser, películas e fitas 3M, usinagem e engenharia estrutural metálica.

Desafios e dificuldades:

Foram cerca de oito meses para aprovação do projeto, junto aos órgãos reguladores. Várias alterações e adaptações para que ficasse dentro dessas normativas, sem que perdesse a criatividade e originalidade do projeto.

Um grande desafio na execução, pois a academia continuou em funcionamento durante a construção da obra. Tivemos que criar engenharia de segurança, tanto para os técnicos, como para os clientes da academia. Colunas de aço e alumínio, que convergem em ângulos distintos, trazendo movimentos audaciosos e tridimensionais.

Além do reconhecimento, nosso cliente Aquasport se sentiu premiado também. Um projeto em que o cliente e os criativos saíram Campeões!

Ambientes Internos - Campeão Cromotela Arte e Comunicação

Projeto: Lustre para feira de artesanato do Governo do Estado de Pernambuco

Entrevistada: Virna Lima

Qual foi a emoção de conquistar o troféu?

Um grande estímulo, ganhar este prêmio nos permite aumentar nossa visão de mercado, acreditar que um trabalho honesto e com uma equipe comprometida sempre valerá a pena. Além de dever cumprido, realização e claro motivação para fazermos e sermos cada vez melhor.

O Projeto:

Num período curto de produção, nossa equipe composta por 18 colaboradores trabalhou na montagem da 20º Fenearte - Maior feira de artesanato da América Latina. As peças pensadas pelo escritório de arquitetura e executadas por nossa equipe foram alusivas à ciranda, tema do evento deste ano de 2019 e essas peças estavam na entrada principal.

Utilizamos elementos em PVC expandido e MDF cortados em CMC Router, adesivos e lonas em impressões UV, estruturas metálicas algumas das peças montadas a 12m de altura com auxílio da plataforma elevatória e rapel. Dando corpo à entrada do evento, mais de 40 elementos recortados em router davam boas-vindas ao público. Nossa peça de destaque foram os 3 lustres automatizados, sendo esta a peça que conseguimos vencer o Prêmio Bureau Criativo 2019, compostos por 30 elementos em PVC expandido, 90 strobos e 1.050m lineares de fitas por lustre.

Tecnologias utilizadas:

Um mix de tecnologia e materiais, impressora solvente, UV, corte router, metalurgia e marcenaria ... 1.800m² lona, 3.000m² adesivo, PVC, fita de seda e tubo de metalon.

Desafios e dificuldades:

O maior desafio encontrado para confeccionar os 3 lustres foi o movimento giratório, para o qual desenvolvemos um mecanismo de rotação controlado eletronicamente e o prazo que tínhamos para executar.

Personalização de Veículos - Campeão Formas Comunicação Visual

Projeto: "Hot Wheels - A magia em velocidade real" para o Parque Beto Carrero (SC)

Entrevistada: Roberta Rocha

Qual foi a emoção de conquistar o troféu?

É uma emoção de reconhecimento, de poder ser visto como importante para o segmento de Comunicação Visual, de se sentir valorizado pela produção e execução e não só pela beleza dos projetos em si, é poder subir ao palco e compartilhar com todos, inclusive com os próprios concorrentes, que existe um mundo de infinitas possibilidades e que agregamos uns aos outros como empresa e empresários. Essa é a verdadeira emoção. Não de competição, mas de partilha de conhecimento e renovação de ideias.

O projeto:

Englobou a adesivação da frota dos veículos idênticos aos veículos de brinquedo, supervisionado pela auditoria internacional do Parque Beto Carrero (SC), bem como alguns adereços, fundos de "palco" e a simulação de uma caixinha tamanho gigante com o carro adesivado original em tamanho real para exposição.

Tecnologias utilizadas:

Adesivos e verniz automotivo. Impressão em alta resolução, recorte eletrônico e aplicação de verniz automotivo. Impressão em qualidade máxima, cuidados em cada traço, aplicação do verniz de forma manual e envelopamento da frota no próprio parque.

Um detalhe interessante é que foram sete carros idênticos, não podendo existir nenhuma diferença entre eles, por exigência da marca Hot Wheels. Executamos e adesivamos também a caixa de brinquedo em que o carro amostra ficou em exposição, complementando o trabalho como um todo.

Desafios e dificuldades no projeto:

O primeiro desafio foi ser e ter a empresa 100% regularizada e vistoriada em todos os detalhes, inclusive in loco, para recebermos a certificação internacional como Fornecedores Padrão Classe A para atendimento do Parque em questão.

Depois de aprovados como fornecedores, o desafio era transformar um carrinho de brinquedo em uma frota de carros fidedigna a marca com detalhes precisos com aprovação e fiscalização do trabalho executado.

A maioria das Premiações sempre são para “criativos" (agências, arquitetos, etc) pela beleza dos projetos, mas muitas vezes somos nós da Comunicação Visual que literalmente encontramos as "soluções" para que os projetos dos "criativos" efetivamente saiam do papel. Afinal, o papel aceita tudo, mas a execução nem sempre é viável. Entramos com nossa equipe de desenvolvimento de projetos especiais viabilizando, incrementando e até refazendo ideias para que possam ser exequíveis.

Por isso, esse prêmio e o trabalho da Luciana Andrade à frente da Grandes Formatos é muito importante para nosso segmento e não só para que possamos ser reconhecidos por clientes, mas para que sejamos respeitados pelo nossos fornecedores, trazendo maior profissionalismo e valorização de empresas sérias do ramo.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil