Por que os impressores de grande formato devem se interessar pela impressão 3D?

Por que os impressores de grande formato devem se interessar pela impressão 3D?

Por Nessan Cleary

A maioria dos leitores deve estar totalmente ciente de que a impressão 3D é algo relevante agora, especialmente porque já cobrimos o básico da tecnologia usada e os materiais disponíveis em várias histórias aqui no site da FESPA e vários fornecedores mostraram impressoras 3D em várias exposições da FESPA.

Mas, claro, a grande questão é 'o que posso fazer com uma impressora 3D' ou talvez mais urgentemente, 'isso vai gerar mais lucro ou apenas mais trabalho?' A resposta curta é… provavelmente um pouco dos dois.

É sempre complicado aprender uma nova tecnologia e construir um novo modelo de negócios em torno dela. E há muito pouco do que podemos chamar de impressão convencional na impressão 3D, embora alguns tipos de impressora 3D usem tecnologia de jato de tinta. E há muito pouco cruzamento entre impressão 3D e gráfica.

Mas, de todas as diferentes disciplinas da impressão, os usuários de grande formato provaram ser particularmente adeptos da adoção de novas tecnologias, como a impressão têxtil e novos negócios, como a impressão industrial. E se lembrarmos que a impressão 3D é frequentemente conhecida agora como manufatura aditiva, então podemos vê-la como apenas outra forma de impressão industrial, com todas as oportunidades de negócios potenciais que isso se abre.

Além disso, as empresas de impressão já estão bastante familiarizadas com o tipo de coisas que podem atrapalhar outras pessoas, como gerenciamento de arquivos, fluxo de trabalho, provas e até gerenciamento de cores, sem falar na fase de pós-impressão e conversão, bem como no e-commerce, e claro, a importância dos contratos de manutenção e serviço. Além disso, muitos usuários de grande formato já trabalham com arquivos CAD e estão acostumados a pensar em termos de objetos 3D e a ter que pensar fora da caixa para resolver problemas difíceis, muitas vezes pontuais.

Tipos de aplicações

Existem basicamente quatro aplicações diferentes que podem se beneficiar da manufatura aditiva. O aplicativo original para impressão 3D estava produzindo protótipos - a tecnologia era inicialmente conhecida como 'prototipagem rápida' - e para a maioria dos fabricantes a impressão 3D é agora o método padrão para fazer protótipos para tudo, de embalagens a telefones celulares. Algumas impressoras 3D são projetadas especificamente para prototipagem e podem simular diferentes cores e texturas, enquanto outras oferecem um certo grau de funcionalidade criando peças móveis.

Outra aplicação comum é a fabricação de moldes, comumente usados na fabricação convencional, tanto para fundir objetos únicos, como hélices de navios, quanto para produção em massa. Mas fazer os próprios moldes é um processo complicado e demorado, e muitos fabricantes estão agora recorrendo às impressoras 3D para isso. O uso de uma impressora 3D garante consistência, pois todos os moldes serão idênticos. Além disso, as impressoras 3D podem lidar com formas complexas e há uma grande variedade de diferentes materiais para trabalhar.

Gabaritos e ferramentas

Em geral, a manufatura convencional é mais rápida e econômica do que a manufatura aditiva, mas a maioria dos processos convencionais depende de ferramentas específicas e a impressão 3D é a maneira ideal de produzir essas ferramentas.

Da mesma forma, a impressão 3D é um bom complemento para a impressão industrial, especialmente quando se trata de criar gabaritos especializados necessários para manter os objetos no lugar para impressão. A Mimaki vende uma impressora 3D, a 3DFF-222, ao lado de suas impressoras industriais de pequeno formato especificamente para essa finalidade. Bert Benckhuysen, gerente de produto sênior da Mimaki Europe, explicou: “A impressora 3D também complementa nossas impressoras de sinalização e display perfeitamente. O 3DFF-222 é capaz de produzir em baixo custo gabaritos de impressão personalizados, que podem ser usados para estabilizar a qualidade de impressão ao imprimir em impressoras UV LED de forma direta da nossa série UJF”.

Ele acrescentou: “As impressoras de sinalização e display também podem se beneficiar com economia de tempo e custo por meio da fabricação interna eficiente de placas e letras de canal coloridas atraentes, que são impressas em 3D primeiro e depois decoradas com as impressoras UV da Mimaki no modo LD, permitindo impressão de alta qualidade em objetos tridimensionais”.

Peças em baixas tiragens e objetos personalizados

Quando a impressão digital apareceu pela primeira vez, muitas pessoas questionaram quanta demanda haveria para trabalhos de baixa tiragem. O mesmo se aplica à manufatura em geral, mas assim como no mundo gráfico, há muitos casos em que apenas algumas peças são necessárias e a tecnologia está continuamente melhorando para lidar com tiragens mais longas de maneira econômica.

Isso pode incluir peças que são necessárias apenas em pequenos números ou onde é simplesmente mais rápido imprimir as peças imediatamente do que esperar que sejam despachadas de outro lugar. Da mesma forma, a impressão 3D pode ser a única opção em que as peças não são mais feitas, embora essas peças possam ter que ser digitalizadas para criar um arquivo imprimível se os arquivos CAD não estiverem disponíveis.

Isso também pode significar acessórios sob medida usados, por exemplo, na construção de estandes de exposição ou na instalação de gráficos de exibição. A Massivit desenvolveu uma gama de impressoras 3D de formato muito grande, especificamente para a criação de objetos grandes para fins de exibição. Essas impressoras também foram usadas para fazer adereços para produções de cinema e teatro. Mais recentemente, a Massivit desenvolveu máquinas para a produção de grandes moldes, utilizando a mesma tecnologia, abrindo mais um caminho para seus clientes.

Misturando 3D e formato amplo

A Prosign Print and Display, uma empresa de impressão em grande formato com sede em Nottingham, no Reino Unido, investiu em uma impressora 3D Stratasys F370 no ano passado em uma tentativa de diversificar. O diretor-gerente Steve Hardy explicou: “Vemos que existe uma ligação muito próxima entre os gráficos de exibição e a impressão 3D, mas o resto da indústria ainda não mudou para isso.”

Ele diz que o principal motivo da compra da impressora 3D foi a capacidade de produzir acessórios como ganchos, suportes ou dobradiças, necessários para a instalação de seu display. Ele explica: “Muitas vezes descobrimos que simplesmente não conseguíamos encontrar a peça certa para fazer nossos displays funcionarem perfeitamente ou teríamos que comprar milhares deles, e eles não pareciam muito bons e eu senti que isso comprometia o que estávamos fazendo”. A impressora 3D permite que a Prosign projete cada uma dessas luminárias especificamente para combinar com a estética do trabalho em mãos, e até mesmo para adicionar coisas como um logotipo ou imagem em relevo.

Hardy também foi capaz de incorporar elementos 3D diretamente nos designs de seus gráficos. Como exemplo, a empresa 3D imprimiu um pequeno animal para ficar no canto de uma cena de floresta. Hardy diz que é uma coisa pequena que muitas pessoas podem nem perceber, acrescentando: “É como uma assinatura, a atenção aos detalhes que torna uma boa tela ainda melhor e é isso que o 3D traz à nossa oferta atual”.

A Hardy pretende oferecer um serviço de bureau 3D para a produção de peças para outras empresas. Ele diz: “Em parte, é por isso que investimos no F370 - pelo potencial de gerar novos fluxos de receita e nos dar versatilidade para explorar novas oportunidades além de nossas atividades principais existentes”.

Assim, a empresa fez a engenharia reversa de uma peça descontinuada para um bafômetro, exigida por uma empresa de ônibus para seus motoristas. Hardy explica: “Desenvolvemos um protótipo de trabalho totalmente funcional e preciso, que o cliente precisava fabricar em alto volume - algo em que pudemos ajudá-lo por meio de um de nossos fornecedores de moldagem por injeção.”

Conclusão

Há uma variação considerável entre os diferentes tipos de impressoras 3D, portanto, qualquer pessoa interessada nesta tecnologia terá que pesquisar cuidadosamente com quais materiais deseja trabalhar e o nível de produtividade necessário para escolher a impressora certa para investir.

Em última análise, a beleza das impressoras 3D é que elas são tão flexíveis quanto as impressoras de grande formato e podem lidar com muitas aplicações diferentes, produzindo moldes em um dia e peças de pequena tiragem no outro. E se há uma coisa que todos nós podemos tirar deste último ano de pandemia terrível, então deveria ser que a flexibilidade e a capacidade de diversificar podem fazer toda a diferença para sobreviver em tempos difíceis.

Fonte: FESPA

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil