A FESPA anunciou o relançamento de sua Pesquisa Anual do Setor de Impressão, o FESPA Print Census, adotando uma abordagem renovada e mais frequente para coletar e compartilhar informações vitais do setor com seus membros.
O Brasil tem uma forte participação na pesquisa e sempre está entre os países com o maior número de respondentes. Para participar, você pode clicar aqui, a pesquisa está totalmente em português: https://keypointintelligence.qualtrics.com/jfe/form/SV_3sd9r7sPJZVlDMO
Nova abordagem
De volta em 2025, a pesquisa reformulada – que está sendo realizada em parceria com a Keypoint Intelligence, Parceira de Liderança de Pensamento da FESPA – foi desenvolvida para refletir a natureza em constante mudança dos setores de impressão.
As pesquisas serão realizadas com uma frequência maior, duas vezes a cada 12 meses, e cada uma focará em três tópicos. Subsequentemente, após cada pesquisa, três relatórios (um para cada área de foco) serão divulgados.
A nova abordagem permitirá que os membros da FESPA considerem as tendências do mercado e se mantenham à frente das demandas dos clientes e das mudanças do setor. As principais mudanças são:
Áreas de foco da primeira pesquisa
A primeira pesquisa focará em três áreas-chave que estão influenciando a indústria de impressão: sustentabilidade, inteligência artificial (IA) em operações de impressão e automação de processos.
- Sustentabilidade: Como atender às demandas do mercado sem sacrificar a lucratividade. A responsabilidade ambiental é uma consideração importante para os compradores de impressão, com 72% levando em conta produtos e práticas sustentáveis. Notavelmente, 70% dos provedores de serviços de impressão (PSPs) relatam que podem atender a essas demandas de sustentabilidade sem aumentar os preços, e 22% adicionais aumentaram os preços sem impactar negativamente as vendas. Isso indica que investir em soluções sustentáveis não apenas se alinha às expectativas do cliente, mas também pode ser economicamente viável e reduzir riscos.
- IA em operações de impressão**: Aprimorando a eficiência e a personalização. A IA é cada vez mais parte integrante das operações de impressão. Ferramentas impulsionadas por IA estão otimizando fluxos de trabalho de pré-impressão, automatizando o agendamento de trabalhos e melhorando o gerenciamento de cores. Por exemplo, sistemas alimentados por IA podem atribuir dinamicamente trabalhos com base na capacidade e carga de trabalho em tempo real, reduzindo o tempo ocioso e aumentando a eficiência geral. Além disso, a IA facilita a impressão personalizada, analisando dados do cliente para criar materiais sob medida em escala, tornando a personalização mais prática e escalável.
- Automação de processos: Otimizando a produção e reduzindo gargalos. A automação está atendendo à necessidade do setor por prazos de entrega mais rápidos e pelo manuseio de trabalhos de baixo volume. O setor continua a experimentar uma demanda crescente por prazos de entrega mais rápidos e um aumento nas solicitações de trabalhos de baixo volume. A implementação da automação pode ajudar a eliminar gargalos, permitindo que as empresas aumentem a produção e reduzam os custos de mão de obra.
Prazos e Impacto
A pesquisa coletará respostas até novembro. Os relatórios de resultados serão publicados no final de 2025. Lançada pela primeira vez em 2015, o retorno da Pesquisa Anual do Setor Gráfico apoia o compromisso da FESPA em fornecer a seus membros e à comunidade de impressão insights baseados em dados que facilitam a inovação.
Participe da pesquisa: https://keypointintelligence.qualtrics.com/jfe/form/SV_3sd9r7sPJZVlDMO