Opinião FESPA: Desenvolvimentos tecnológicos e oportunidades de diversificação estimulam o otimismo da indústria

Opinião FESPA: Desenvolvimentos tecnológicos e oportunidades de diversificação estimulam o otimismo da indústria

Por Sean Holt

No atual clima econômico, é encorajador ver empresas e indivíduos sentindo-se positivos em relação à indústria. 83% dos entrevistados de nosso último FESPA Print Census disseram que eles estão otimistas sobre o futuro de seus negócios, um aumento de 3% se comparado com os resultados do Census de 2015.

Olhando mais focado no desempenho dos negócios, o que contribuiu para o alto nível de otimismo dentro da indústria, é que as empresas estão mostrando um crescimento contínuo, uma média de mais de 4% ao ano na última década.

Refletindo sobre a FESPA Global Print Expo 2018, em maio deste ano, o alto nível de otimismo foi reforçado pelo recorde de público, fazendo dela a feira de quatro dias de maior público da história da FESPA. Houve clara intenção de compra entre os visitantes da FESPA 2018, com 44% do público sendo de posição de diretoria e 70% do público tendo posições de tomada de decisão, com poder de compra médio de 224.094 euros por visitante, não sendo surpresa que as vendas foram fortes. A geração de leads foi também alta para expositores, com 186.505 leads gerados ao longo dos quatro dias.

Um dos principais drivers para este otimismo, que temos visto ao longo da última década, é investimento em tecnologia de impressão digital. Isso está enraizado no fato que os entrevistados do Census pensam que a impressão digital espera contribuir com 53% da receita total dentro de dois anos, trazendo uma série de oportunidades para os fornecedores de serviços de impressão e seus negócios. A impressão digital esteve no topo da agenda de visitantes para a FESPA 2018, surgindo como uma das principais áreas de interesse.

Um fator-chave para este crescimento é diversificação, com 55% dos entrevistados acreditando que a expansão de sua gama de aplicações é extremamente importante para seus negócios em geral, algo que se tornou ainda mais possível com a tecnologia de impressão digital.

Duas áreas de diversificação que nós identificamos nos últimos anos na indústria são têxtil e embalagem impressa digitalmente, especificamente corrugado. Este crescimento esteve por trás de nossa decisão de lançar novos recursos na Global Print Expo deste ano - Digital Corrugated Experience e Print Make Wear - ao mesmo temo em que reprojetamos o Printeriors, para espelhar o crescimento na decoração de interiores impressa. Estas áreas atraíram novos expositores para a feira e foram muito bem recebidas pelos visitantes, os inspirando com opções para expandir as aplicações em seus negócios de atuação.

À medida que a taxa de desenvolvimento na impressão digital começa a se estabilizar e mais profissionais da impressão investem nesta tecnologia, eles vão buscar expandir a sua atual oferta de produtos ao usar a tecnologia de grandes formatos em novos mercados, e é nossa responsabilidade ajudar a guiar a comunidade global de impressão ao longo desta curva de aprendizado, demonstrando como eles podem colher todas as oportunidades disponíveis para eles.

Com o crescimento sustentável também vem um investimento mais consistente em educação e treinamento do time; 48% dos empresários investiram em treinamento do staff sobre novas ferramentas. Compartilhar conhecimento e educação é central para nossos valores, e as descobertas de Census mostram que esta é uma necessidade fundamental dentro da indústria. O apetite por conhecimento foi forte entre os visitantes da FESPA 2018, visto que os seminários tiveram forte presença, com sessões programadas em áreas importantes de crescimento de mercado. Isto foi especialmente verdadeiro na área de conferência da Digital Corrugated Experience, destacando a necessidade por educação continuada nesta área.

Nos últimos três anos, nós vimos o otimismo na comunidade global de impressão especializada aumentar e com os desenvolvimentos contínuos em máquinas, consumíveis e mídia, e os profissionais do mercado de impressão buscando outros mercados, este otimismo tem tudo para continuar.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil