A Heidelberg celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais.
O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.
Jürgen Otto, CEO da Heidelberg, usou o novo nome nas boas-vindas aos presentes, sublinhando a conexão da Heidelberg com a evolução da impressão, desde sua fundação em 1850 até a atual posição de líder em sistemas para embalagens, rótulos e impressão comercial.
Para David Schmedding, diretor de Vendas e Tecnologia da companhia, que esteve no Brasil em fevereiro, a data transcende a mera sobrevivência. “Chegar aos 175 anos nos orgulha muito. Mostra que a Heidelberg é o motor da inovação no setor gráfico.” Ele atribui essa longevidade à “inquietação constante” do time Heidelberg, que sempre busca criar produtos que garantam sucesso aos clientes.
Essa postura impulsiona décadas de pioneirismo em sintonia com os movimentos do mercado gráfico e as demandas da sociedade. Para responder a megatendências globais, como o envelhecimento populacional e a urbanização acelerada, hoje a Heidelberg investe em automação e inteligência artificial.
David Schmedding destaca a busca por maior produtividade e a crescente falta de mão de obra como catalisadores para o investimento em automação. “A resposta está na inteligência artificial. Automatizar a gráfica é fundamental para enfrentar a escassez de profissionais e incrementar a eficiência dos processos. Nossas soluções evoluirão para tornar as impressoras cada vez mais autônomas, capazes de decidir a forma mais assertiva de imprimir cada trabalho. É o que chamamos de produção touch free."
O Home of Print materializa essa visão. Com 9.000 m², o centro reflete a estratégia da Heidelberg como fornecedora de soluções totais e integradora de sistemas de ponta a ponta. Apresenta soluções futuras, com linhas de produção completas em colaboração com parceiros como Polar e MK Masterwork, cobrindo desde embalagens de alta qualidade e alto volume até rótulos e impressão comercial/híbrida.
David Schmedding ressalta ainda um diferencial da Heidelberg: a integração de processos – offset, digital e flexo – em um único workflow. Isso permite oferecer a solução mais adequada ao cliente, baseada em análise detalhada de sua estrutura e portfólio. Todas as linhas estão incorporadas em um ecossistema digital unificado, que inclui o software Prinect, equipamentos (com soluções de pós-impressão e robótica), consumíveis, serviços, treinamentos e consultoria.
A Heidelberg anunciou adições ao seu portfólio para a indústria de embalagem: a impressora Cartonmaster CX 145 para o formato extragrande (VLF) e a Mastermatrix CSB 106, máquina de corte e vinco de alta qualidade que será apresentada no futuro.
Ambas são integradas ao software Prinect. O ecossistema de impressão digital industrial também foi ampliado, com soluções de pós-impressão da C.P. Bourg e Tecnau integradas ao ecossistema Jetfire 50, e o conceito Stahlfolder Fireline.
O Home of Print oferece uma experiência única, com cerca de 1.000 apresentações personalizadas anuais e 120 especialistas da Heidelberg à disposição para consultoria e suporte.