Heidelberg inaugura Home of Print celebrando 175 anos

Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, foi reformulado para ser um mega centro de experiência do cliente do setor

Heidelberg inaugura Home of Print celebrando 175 anos

A Heidelberg celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais.

O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Jürgen Otto, CEO da Heidelberg, usou o novo nome nas boas-vindas aos presentes, sublinhando a conexão da Heidelberg com a evolução da impressão, desde sua fundação em 1850 até a atual posição de líder em sistemas para embalagens, rótulos e impressão comercial.

Para David Schmedding, diretor de Vendas e Tecnologia da companhia, que esteve no Brasil em fevereiro, a data transcende a mera sobrevivência. “Chegar aos 175 anos nos orgulha muito. Mostra que a Heidelberg é o motor da inovação no setor gráfico.” Ele atribui essa longevidade à “inquietação constante” do time Heidelberg, que sempre busca criar produtos que garantam sucesso aos clientes.

Essa postura impulsiona décadas de pioneirismo em sintonia com os movimentos do mercado gráfico e as demandas da sociedade. Para responder a megatendências globais, como o envelhecimento populacional e a urbanização acelerada, hoje a Heidelberg investe em automação e inteligência artificial.

David Schmedding destaca a busca por maior produtividade e a crescente falta de mão de obra como catalisadores para o investimento em automação. “A resposta está na inteligência artificial. Automatizar a gráfica é fundamental para enfrentar a escassez de profissionais e incrementar a eficiência dos processos. Nossas soluções evoluirão para tornar as impressoras cada vez mais autônomas, capazes de decidir a forma mais assertiva de imprimir cada trabalho. É o que chamamos de produção touch free."

O Home of Print materializa essa visão. Com 9.000 m², o centro reflete a estratégia da Heidelberg como fornecedora de soluções totais e integradora de sistemas de ponta a ponta. Apresenta soluções futuras, com linhas de produção completas em colaboração com parceiros como Polar e MK Masterwork, cobrindo desde embalagens de alta qualidade e alto volume até rótulos e impressão comercial/híbrida.

David Schmedding ressalta ainda um diferencial da Heidelberg: a integração de processos – offset, digital e flexo – em um único workflow. Isso permite oferecer a solução mais adequada ao cliente, baseada em análise detalhada de sua estrutura e portfólio. Todas as linhas estão incorporadas em um ecossistema digital unificado, que inclui o software Prinect, equipamentos (com soluções de pós-impressão e robótica), consumíveis, serviços, treinamentos e consultoria.

A Heidelberg anunciou adições ao seu portfólio para a indústria de embalagem: a impressora Cartonmaster CX 145 para o formato extragrande (VLF) e a Mastermatrix CSB 106, máquina de corte e vinco de alta qualidade que será apresentada no futuro.

Ambas são integradas ao software Prinect. O ecossistema de impressão digital industrial também foi ampliado, com soluções de pós-impressão da C.P. Bourg e Tecnau integradas ao ecossistema Jetfire 50, e o conceito Stahlfolder Fireline.

O Home of Print oferece uma experiência única, com cerca de 1.000 apresentações personalizadas anuais e 120 especialistas da Heidelberg à disposição para consultoria e suporte.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil