Formação de preços é destaque do novo episódio do PRINT LIVE

Episódio do PRINT LIVE escancarou o problema cultural do empresário de impressão que baseia seu preço apenas na tabela do concorrente

Formação de preços é destaque do novo episódio do PRINT LIVE

Você sabe a diferença entre custo e preço? Se a resposta for não, a sua gráfica pode estar com os dias contados. Esse foi o duro alerta deixado pelos convidados do novo episódio do podcast PRINT LIVE, gravado na ExpoPrint. Assista ao episódio aqui:

O host Tiago Ferraresi conduziu um debate de altíssimo nível com Oscar Silvério (Diretor de Serviços Profissionais na ePS), Valdir Filho (Diretor executivo da Ecalc) e José Pires (Professor e consultor em impressão).

O episódio escancarou o problema cultural do empresário de impressão que baseia seu preço apenas na tabela do concorrente. O professor José Pires foi didático: "Custo é um negócio técnico, você apura. Preço de venda é político. Ir só no 'cheiro' hoje não dá mais". 

A discussão avançou para o papel dos sistemas de gestão (ERP/MIS) na saúde das companhias. Valdir Filho pontuou o verdadeiro motivo pelo qual as indústrias fecham as portas: "A empresa não quebra por falta de venda. Ela quebra por falta de administração, por falta de fluxo de caixa".

Complementando a visão tecnológica, Oscar Silvério destacou a dificuldade do setor em investir no que não pode ser tocado: "O empresário compra a máquina e vê o ferro, mas o software ele não vê". O episódio completo, repleto de insights de gestão financeira e automação de processos, já está disponível no YouTube.

March 01-04, 2027
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - White and Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil