FESPA Brasil Fórum encerra terceira edição agregando valor ao mercado de impressão digital

FESPA Brasil Fórum encerra terceira edição agregando valor ao mercado de impressão digital

O 3º FESPA Brasil Fórum, promovido nos meses de outubro e novembro em parceria FESPA e APS Eventos Corporativos, levou para São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba uma reflexão sobre o panorama do segmento e mais uma vez comprovou que compartilhar informações com os profissionais do setor é uma ferramenta fundamental para o crescimento da indústria.

O diretor da APS Marketing de Eventos, Alexandre Keese, conduziu as palestras nas três cidades. Para o executivo, o balanço final da iniciativa é o melhor possível: “A 3ª edição do FESPA Brasil Fórum foi um grande sucesso. O encontro, que tem como principal objetivo agregar valor ao mercado de impressão digital, apresentou as descobertas do mais recente Print Census, pesquisa mundial realizada pela FESPA em parceria com o InfoTrends; são 6 pontos primordiais destacados que irão auxiliar o profissional a compreender melhor nosso mercado a partir de dados que retratam onde estamos e qual a tendência para os próximos anos”.

Print Census: descobertas para o presente e futuro da impressão digital

Ao falar do FESPA Print Census, projeto de pesquisa único que coleta e compartilha inteligência de mercado, desenvolvido em parceria FESPA e a renomada instituição de pesquisa InfoTrends, Alexandre Keese relembrou durante o Fórum os pontos principais da última pesquisa, promovida ao redor do mundo e divulgada em 2015. Desta forma, foi possível ter um rápido quadro do setor naquele período, e o que mudou do último Censo para o atual.

Em 2018, mais uma vez o Brasil teve peso, estando entre os dez países com mais entrevistados. A pesquisa vem para ajudar o empresário a entender a importância de criar novos produtos e oportunidades usando a impressão digital como pilar tecnológico uma vez que ela vem para agregar valor e atender demandas dos clientes, especialmente pela diversificação.

Foram seis pontos principais destacados:

O primeiro ponto a ser observado pelo FESPA Print Census é o otimismo do mercado. Os empresários estão confiantes em relação aos seu negócios, chegando a 83% de otimistas sobre o futuro de suas empresas. O segundo item foca a demandas do cliente, que pedem por entregas cada vez mais “just in time”, ou seja, mais rápidas, além de pedidos por baixas tiragens e produtos personalizados. Isto traz uma demanda de rápida execução e troca entre os trabalhos, uma força da impressão digital. Estas mudanças também estimulam outras necessidades, como investimento do time em treinamento técnico e domínio do gerenciamento de cores.

O terceiro ponto destaca o mix de produtos. Apesar das aplicações mais populares seguirem em alta, como banners e outdoors, outras opções aparecem, como backlits e material para decoração. Alexandre explica que a impressão digital dá condições para a criação destes novos produtos, trazendo uma nova maneira de pensar aos empresários. O desenvolvimento de produtos impressos que podem ser usados em PDV (ponto de venda) é, por exemplo, uma que está em alta.

O crescimento do têxtil é o quarto ponto. Para se ter uma ideia, 56% das empresas de impressão têxtil têm investido em digital, e mais 19% planejam fazer nos próximos dois anos. Áreas como o vestuário esportivo, o fast fashion e sinalização (soft signage) são os segmentos que mais consomem impressão digital. O crescimento da estamparia digital acontece por vários fatores, como sua dinâmica e velocidade para chegada ao mercado, permitindo uma agilidade única e necessária nos dias atuais.

O investimento em tecnologia dentro da cadeia de impressão digital é a quinta descoberta do FESPA Print Census, trazendo como os empresários da área estão gerenciando a demanda dos pedidos de forma mais eficiente. Um exemplo é o papel da pré-impressão neste novo fluxo de trabalho. Há agora a necessidade por mais controle do processo e novas ferramentas focando o acabamento do produto final. O web-to-print aparece em destaque como uma possibilidade atraente para alcançar novos clientes com maior eficiência, tendo a internet como aliada.

Por fim, o último ponto observado pelo FESPA Print Census 2018 é a impressão sustentável. Novas demandas da sociedade fizeram com que a indústria mudasse seu pensamento e buscasse por uma produção mais sustentável em toda cadeia. O que a FESPA percebeu é que grande parte dos empresários, especialmente por conta da impressão digital, conseguiu transformar sua produção, a deixando mais amiga da natureza sem que isso acarretasse um impacto em seus custos.

A partir destas conclusões, Alexandre Keese considerou que a indústria passa por uma grande transformação, sempre se reinventando, e a impressão digital tem enorme papel neste processo. Por este motivo, é fundamental que o empresário do setor se atente ao que existe de mais eficiente. E uma feira como a FESPA Brasil oferece todo este panorama do que o mercado apresenta de inovador.

Em todas as etapas, Alexandre Keese apresentou as soluções que serão apresentadas para o mercado brasileiro e as novidades e iniciativas que estão sendo trazidas para a FESPA Brasil 2019, que ganha ainda mais força com a presença da Digital Printing Expo, feira focada em impressão digital para baixas tiragens e impressos de alta relevância. As feiras ocorrem de 20 a 23 de março, no Expo Center Norte em São Paulo.

Patrocinadores transmitiram conteúdo de qualidade

O FESPA Brasil Fórum teve o Patrocínio de grandes players de impressão digital, que apresentaram suas tecnologias e transmitiram conceitos sobre como é possível transformar o processo de produção com o digital.

Na etapa São Paulo, o Fórum contou com o Patrocínio Platinum da Konica Minolta. Luciano Cazemiro, especialista em impressão industrial da Konica, falou sobre a estrutura da companhia no Brasil e no mundo, além de passar pelo portfólio e as características das soluções para importantes mercados, como a impressão digital para rótulos e no segmento comercial.

Como Patrocinadora Gold da etapa São Paulo, a Roland teve o coordenador de produtos, Tiago Barbosa, falando da linha de produtos da companhia no país, especialmente para a impressão. Ele deu conselhos importantes, como uma atenção especial à impressão digital de baixas tiragens, aos produtos personalizados - como capas de celular, e sobre a força da sublimação no Brasil. Tiago falou ainda da linha de produtos da Roland para prova de embalagens no substrato final.

No Rio de Janeiro, a Alltak foi Patrocinadora Gold e destacou, com o diretor Marcelo Souss, como o vinil é uma opção para transformar objetos e ambientes. De móveis a geladeiras, o envelopamento vem sendo muito usado para a criação de objetos únicos e criativos. A decoração de interiores também percebeu como o vinil é uma alternativa prática e lucrativa para mudar completamente o estilo de um ambiente, seja residencial ou comercial.

As mídias texturizadas foram abordadas, simulando tijolos, madeira ou o que mais a imaginação mandar. Esta evolução da tecnologia de mídia trouxe um incremento na inovação, indo além da impressão em mídia branca e já imprimindo efeitos e formas em mídias de cores diferentes, ampliando o grau de personalização. O assunto foi tratado também na cidade de Curitiba por Lael Nazario, gerente comercial da Alltak.

Ainda em Curitiba, a Ampla foi Patrocinadora Gold e ministrou duas palestras. Sidnei Marques, sócio-diretor de operações, falou em “Entendendo o Custo total de Propriedade de uma Impressora Digital (TCO)” sobre as variáveis que devem ser consideradas pelo empresário de impressão digital ao avaliar o custo de aquisição de um novo equipamento. A apresentação trouxe informações com base em dados e fatos concretos, apoiando de forma objetiva no planejamento e na tomada de decisão de novos investimentos das empresas.

Na palestra “Indústria 4.0 - Como preparar sua empresa para esta revolução” o sócio-diretor de novos negócios da Ampla, Ricardo Lie, tratou de tópicos como o significado da Indústria 4.0, a evolução da Indústria de 1.0 a 4.0, tendências do consumidor e do ambiente e seu impacto na Indústria, além de tecnologias e estratégias para a Indústria 4.0.

O FESPA Brasil Fórum contou em São Paulo com o Patrocínio Platinum da Konica Minolta, Patrocínio Gold da Roland e Patrocínio Silver de Ampla, Aplike, Fremplast, Global Química & Moda, SAi, SPGPrints e Zênite. No Rio de Janeiro, o Patrocínio Platinum foi da Mimaki, com Patrocínio Gold da Alltak e Patrocínio Silver de Ampla e Convertech. Já em Curitiba, a Mecolour foi Patrocinadora Platinum, com Patrocínio Gold de Alltak, Ampla e Epson e o Patrocínio Silver da MCF.

Marketing e Vendas

Após ter uma visão sobre o panorama do mercado com o FESPA Print Census, foi o momento de ver como estes dados podem entrar em uma estratégia inteligente de Marketing e Vendas.

Alexandre Keese iniciou fazendo um questionamento: por que você ganha clientes? Ou seja, o que faz o cliente te escolher em detrimento dos outros? Esta pergunta deve ser feita não só pela própria empresa como aos seus clientes, para ter uma ideia de como seus serviços são avaliados. É importante estar sempre em contato com o cliente para entender quais são suas necessidades.

O especialista explicou a importância de se fazer um diagnóstico completo da empresa para verificar o que pode ser aprimorado. Isso começa pela análise da etapa do planejamento, passando pela prospecção, indo à abordagem do cliente, até os momentos de negociação e fechamento. E, claro, sempre ter um pós-venda que gere a fidelização. Por isso, oferecer treinamento à equipe é fundamental.

Além do entendimento de sua empresa e do mercado em que se está inserido, é preciso entender o perfil do cliente, quais são seus hábitos e comportamentos para oferecer sempre a melhor opção. Isto passa por uma reflexão sobre custos e oportunidades também. Um exemplo é agregar valor ao que é oferecido, para que o cliente sinta a necessidade por aquilo. Um bom estudo fará com que a empresa se antecipe ao desejo do cliente, oferecendo exatamente aquilo que ele considera necessitar, um super diferencial nos dias atuais.

Profit for Purpose

O 3º FESPA Brasil Fórum ocorreu honrando o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade para os profissionais. Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um conteúdo focado ao empresário do setor.

O evento foi proveitoso aos participantes. Para o empresário Eduardo Salicini, “Estou muito satisfeito em ter participado do evento, pela excelente organização e qualidade do conteúdo apresentado. Os palestrantes nos brindaram com novidades tecnológicas e perspectivas de mercado que motivam o investimento no segmento gráfico em 2019. Me formei no Senai e reconheço a importância da educação para o progresso do nosso Brasil”.

As atenções agora estão voltadas para a FESPA Brasil 2019, que ocorre de 20 a 23 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Será o momento de ver de perto as tendências e aplicações da impressão digital para os segmentos de comunicação visual, grandes formatos, comunicação e sinalização digital, soft signage, estamparia digital, envelopamento, sublimação, decoração de interiores e muito mais. As inscrições para visitar a feira estão disponíveis em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil