Artigo FESPA: Impressão digital têxtil avança no vestuário esportivo

Artigo FESPA: Impressão digital têxtil avança no vestuário esportivo

Por Bert Benckhuysen

O mercado atual de vestuário esportivo é enorme e se tornará ainda maior e mais influente nos próximos anos. Impulsionados pelas tendências internacionais de saúde e fitness, o vestuário esportivo está entre os setores de maior crescimento na indústria têxtil global. De acordo com a Análise Global da Indústria, o tamanho de mercado global de vestuário esportivo está estimado em alcançar aproximadamente US$ 278,7 bilhões até 2020; já o Euromonitor International prevê que o mercado global para roupas de esporte e fitness vai alcançar US$ 231,7 bilhões até 2024.

Enquanto as especificações das roupas técnicas - como ergonômicas, aerodinâmicas do tecido na pele, toque e propriedades de transpiração e secagem rápida - têm um papel fundamental no design, o mesmo se aplica aos gráficos e cores, com os pedidos crescentes por roupas esportivas customizadas sob demanda. No que diz respeito ao tecido, o poliéster tornou-se o substrato com o melhor desempenho no vestuário esportivo, por conta de suas propriedades, e printabilidade, o que permite fácil transferência de cores.

Esta transformação dramática apresentou - e segue a apresentar - uma grande oportunidade para os impressores têxteis e fornecedores de serviços de impressão que estão ativos no setor de impressão em grandes formatos. Para esse último, a impressão dye-sublimation, ou impressão transfer, é uma poderosa ferramenta de negócios. Oferecendo versatilidade extrema, a impressão por sublimação pode alcançar diversas aplicações sob medida e sob demanda, em quantidades variáveis, atendendo às novas necessidades comerciais da era da internet. A tecnologia de impressão por sublimação oferece a mais alta qualidade, permitindo impressões realistas, com definição fotográfica e vívida, cores brilhantes, sendo impressas em tecidos como poliéster, microfibra e elastano.

Como um relevante player na evolução da impressão digital têxtil, a Mimaki conseguiu prever e antecipar essa tendência. A companhia desenvolveu uma série de sistemas de impressão por sublimação projetados para atender as necessidades dos fornecedores de serviços de impressão que desejam explorar as oportunidades no mercado de vestuário esportivo e além. As impressoras por sublimação da Mimaki apresentam todas as principais tecnologias da Mimaki. Oferecendo desempenho de produção em escala industrial, elas representam soluções lucrativas e são ideais para companhias com volumes de impressão flexíveis, de médio a grande, e lotes diversos de produção. Disponível em quatro, seis ou oito configurações de cores, as impressoras de sublimação da mimaki oferecem a possibilidade de adicionar cores fluorescentes - amarelo e rosa - que vêm se provando extremamente populares no vestuário esportivo.

Com o tecido em contato com a pele, questões como saúde, higiene e segurança também são importantes em aplicações de vestuário esportivo, com necessidades que precisam ser enfrentadas com a crescente demanda por produtos mais sustentáveis. A impressão por sublimação da Mimaki utiliza tintas ecológicas base água, que não são tóxicas, não são poluentes e são fácies de serem descartadas pelas empresas.

Fonte: FESPA.com

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil