Artigo FESPA: A impressão 3D é uma opção de diversificação para as empresas de impressão?

Artigo FESPA: A impressão 3D é uma opção de diversificação para as empresas de impressão?

Por Rob Fletcher
 
Embora a impressão 3D seja uma das mais animadoras tecnologias que emergiram da indústria, quais oportunidades ela oferece às empresas de impressão? Rob Fletcher e FESPA.com falaram com alguns dos grandes players no mercado para descobrir.
 
Não é sempre que uma nova tecnologia de impressão está nas manchetes nacionais e internacionais, assim como é nos títulos da indústria tradicional de impressão. No entanto, quando o assunto é impressão 3D, ela captura a atenção das pessoas ao redor do mundo e de diferentes formas.
 
Com a premissa de usar esta tecnologia para criar todos os tipos de aplicações - de órgãos a membros humanos, até casas, carros e mesmo partes de foguetes espaciais - é fácil ver o porquê há muito burburinho em volta da impressão 3D.
 
No entanto, dadas as grandes diferenças entre o kit de impressão 3D e as mais tradicionais tecnologias de impressão, o quanto esta nova tecnologia oferece à indústria? Há espaço para as companhias de impressão padrão investirem neste maquinário e expandir sua oferta de serviços e, se assim for, como isso vai acontecer a uma pessoa nova neste novo mercado?
 
Mudanças nas tendências para personalização
 
Um dos nomes que lideram a impressão 3D é a Massivit 3D (N.E.: no Brasil representada pela Alphaprint), a qual, como seu nome sugere, está comprometida com a tecnologia e a trazer novas soluções ao mercado. Isabelle Marelly, diretora de marketing na Massivit 3D, está convencida que a impressão 3D oferece uma rota para novos lucros às mais tradicionais empresas de impressão, dizendo que muitos clientes que trabalham com a Massivit 3D são companhias de impressão.
 
 
Legenda: Massivit 3D diz que sua tecnologia de impressão 3D permite aos clientes oferecerem aplicações de grande formato novas e criativas para seus clientes atuais. Foto: uma cabeça de elefante impressão em 3D, produzida pela Massivit 3D, cliente Andesign.
 
“Levando em conta que o mercado tradicional de impressão está saturado, com muitas aplicações em grande formato tendo se transformado em commodities e as empresas de impressão lutando para gerar margens decentes de lucro, elas estão buscando por um diferencial”, diz Marelly.
 
“Empresas de impressão precisam explorar e entender os benefícios que a impressão 3D traz ao mercado de comunicação visual e entender novos desafios encarados pelos seus clientes, as marcas. Isto é crucial para mudar a mentalidade de ser um fornecedor de serviço de impressão para se tornar um fornecedor de solução. Os impressores devem levar em consideração que as mais recentes tendências mudaram para a customização, em vez da produção em massa”.
 
Com isto em mente, Marelly chama atenção ao kit disponível da Massivit 3D, dizendo que a solução permite aos negócios de impressão servirem os atuais clientes em uma “maneira inovadora e altamente eficiente, oferecendo aplicações novas e criativas em grande formato, assim como aplicações 3D únicas para o mercado de comunicação visual e setores adicionais adjacentes”.
 
 
Legenda: Outro exemplo de trabalho produzido usando a tecnologia Massivit 3D. A empresa australiana Composite Images criou a aplicação para uma campanha promovendo a Copa do Mundo de Rugby.
 
Embora a Massivit 3D não ofereça um kit de impressão 3D entry-level ,Marelly diz que o fabricante pode ajudar aos clientes “de uma forma concreta e pessoal” com serviços de ponta a ponta, os permitindo incorporar os serviços de impressão 3D em seus negócios atuais.
 
“Nosso departamento de serviço ao cliente os apoia diretamente em uma base por projeto com modelagem e design 3D, através de suas curvas de aprendizado; estabelecemos um portal do cliente que fornece aos nossos clientes tudo que eles precisam em termos de materiais de marketing e vendas. Eu pessoalmente acredito que este é apenas o começo. A impressão 3D irá permear todos os mercados, combinada com outras tecnologias”, diz Marelly.
 
Inovar e refinar seu negócio de impressão
 
Longe dos fabricantes especializados, muitas marcas líderes do setor tradicional de impressão fizeram movimentos para a impressão 3D, construindo em suas experiências no mercado o desenvolvimento de novas soluções.
 
Uma delas é a HP. Ramon Pastor, vice-presidente e gerente geral da HP 3D, disse que o crescimento em impressão 3D é sustentado por uma mudança fundamental em como as empresas e pessoas manipulam, prototipam e entram na produção em larga escala.
 
 
Legenda: Para companhias estabelecidas no mercado de impressão 3D, a HP oferece a Jet Fusion 5200, a qual está otimizada para fabricação aditiva em larga escala
 
Pastor acrescenta: “As companhias de impressão tradicional irão encontrar os mesmos clientes dos quais eles imprimem banners, folhetos ou rótulos, os quais também estão regularmente refinando e inovando seus produtos. A impressão 3D permite a estes clientes a capacidade de inovar e refinar sob o teto das “companhias tradicionais de impressão”. Este trabalho pode ser realizado perto de casa em um custo significativamente mais baixo e, dependendo do nível da capacidade da impressão 3D, pode mover-se para a produção em larga escala, ignorando cadeias de fornecimentos internacionais complexas e de alto custo”.
 
“As gráficas que adicionam impressão 3D irão provavelmente encontrar outros usos inovadores e voltados para os seus próprios nichos e base de clientes. O cliente que entra para o mercado de feiras, por exemplo, deve também querer imprimir versões em tamanho natural de seus logos, ou fazer chaveiros sem terceirizar uma produção de 10 mil unidades para a China”.
 
No entanto, Pastor também faz um alerta às empresas pensando em entrar neste setor, dizendo que a adição de impressão 3D deve seguir a estrutura de negócio que eles criariam em qualquer outra nova capacidade. Pastor orienta que os fornecedores de serviços de impressão falem com seus clientes para entender como as ofertas serão monetizadas em cada mercado.
 
Para aqueles que mergulham e diversificam, Pastor diz que a HP tem dedicado profissionais que podem ajudar neste processo, enquanto a HP Financial Services pode ajudar a criar roteiros customizados para apoiar o caminho de cada cliente no crescimento, lucratividade e competitividade.
 
Em termos de tecnologia, Pastor diz que os clientes podem começar com o kit que está mais voltado para protótipos e produção em menor escala, caso da Jet Fusion 500/300 Series. Então, conforme a demanda cresce, as empresas podem construir as ofertas otimizadas para fabricação aditiva em maior escala, como a Jet Fusion 4200 e a Jet Fusion 5200 Series.
 
Pastor diz: “A HP é única na profundidade de instalações, treinamento e conhecimento de aplicação. Chamado de HP Ramp UP Services, nós trabalhamos de forma prática com novos ou já atuais clientes HP Jet Fusion para preparar o time para ser mais eficiente na produção de peças 3D, personalizado para cada aplicação específica. Nós também oferecemos suporte no local no próximo dia útil e disponibilidade de peças no próximo dia útil, graças ao nosso alcance global”.
 
“A tecnologia de impressão 3D não é nova, mas o escopo de suas potenciais aplicações tem crescido tremendamente nos últimos anos. Nós já vimos um grande impacto nas grandes indústrias, do automotivo à saúde à indústria pesada, e as enorme marcas globais estão começando a reinventar seus negócios para o futuro da fabricação digital”.
 
Defina o mercado correto a focar
 
A Mimaki também está ramificando suas raízes de impressão tradicional para o mercado de impressão 3D. Jordi Drieman, especialista de aplicação 3D, disse que embora a impressão 3D seja um mercado com expansão realista para as empresas de impressão tradicional, há muitos fatores a se considerar antes de fazer o movimento.
 
Drieman diz: “As máquinas de impressão da Mimaki são para uso industrial e não para uso pessoal ou para hobby. Portanto, os impressores tradicionais que estão buscando o mercado 3D devem fazer sua pesquisa primeiro. Eles precisam definir o mercado certo para focar e determinar quais aplicações eles querem criar para justificar o investimento. Quando você pensa sobre isto, é a mesma coisa que comprar qualquer impressora de grande formato. A empresa deve considerar cuidadosamente os usos e benefícios de comprar uma impressora mesa plana UV antes de investimento no equipamento”.
 
Atualmente, a Mimaki tem duas impressoras 3D em seu portfólio: a Mimaki 3DUJ-553 e a 3DFF-222. A 3DUJ-553 é anunciada como a primeira impressora 3D no mundo a oferecer mais de 10 milhões de cores, e é capaz de imprimir em camadas de 19, 32 ou 42µm (micrômetros). A Mimaki desenvolveu também uma resina clara, permitindo aos usuários realizarem transparência completa e cor semi-transparente. 
 
A nova 3DFF-222 é uma parceria com a Sindoh, uma fabricante de impressoras 3D e multifuncionais da Coreia do Sul. Imprimindo em material PLA e usando tecnologia Fused Filament Fabrication (FFF), a máquina foi desenvolvida como uma ferramenta interna de produção e design, entregando protótipos e peças de uso final como gabaritos e sinalização 3D. Ela imprime partes de até 210mm x 200mm x 195mm e oferece monitoramento remoto de cada trabalho de impressão através de um app.
 
Drieman acrescenta: “Esperamos que o mercado de impressão 3D siga expandindo globalmente, com a América do Norte e Europa na vanguarda desta expansão. Nós vemos muitas variedades de usos da tecnologia, e segue crescendo, com novas aplicações nunca antes vistas estimulando e conduzindo o mercado. Alguns dos crescimentos dentro do mercado serão conduzidos por impressão 3D colorida ultra-realística, um desenvolvimento recente o qual está aumentando a demanda por impressão 3D, em particular dentro dos mercados de entretenimento, médico, modelagem e prototipagem”.
 
“A tecnologia de impressão 3D alcançou agora capacidades completas de cor e pode produzir modelos realistas de fotos reais, encontrando a qualidade vista no mercado de impressão. Isto está abrindo novas oportunidades em uma grande variedade de indústrias, onde os protótipos e modelos simplesmente têm que imitar a vida sem falhas”.
 
O comentário de Drieman traz este recurso para uma conclusão: a impressão 3D está preparada para mais crescimento à medida em que a tecnologia neste setor seguir evoluindo. No entanto, embora o tema geral deste artigo seja o que a impressão 3D oferece de oportunidades para as companhias de impressão mais tradicionais, elas devem primeiro considerar se este mercado é adequado para elas e seus negócios se quiserem expandir. 
 
Por Rob Fletcher

Fonte: FESPA.com
 
 
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