Artigo FESPA: Grande formato e impressão 3D

Artigo FESPA: Grande formato e impressão 3D

Por Nessan Cleary

Nessan Cleary discute as numerosas formas que a impressão 3D por ser usada. A tecnologia foi originalmente usada para produzir protótipos, incluindo aquelas com diferentes níveis de funcionalidade. Mas ela é também usada para fazer moldes e ferramentaria, e cada vez mais para produção em baixas tiragens de peças.

Opções de impressora 3D

Há muitos diferentes tipos de impressoras 3D, necessitando de diferentes níveis de experiência e investimento. Isto inclui impressoras de mesa que podem ser usadas em qualquer ambiente de escritório até maquinários industriais. Há muito espaço para que as gráficas e empresas de comunicação visual possam diversificar e entrar em novos mercados.

Isto inclui, por exemplo, algumas oportunidades de usar a impressão 3D como parte de um display visual. Pode ser um modelo de publicidade, como um grande modelo de furadeira do lado de fora de uma loja de ferramentas, ou um pequeno modelo de garrafa de vinho dentro de um supermercado para apontar aos clientes a seção de vinho da loja.

O proponente mais óbvio deste tipo de display é a companhia israelense Massivit, a qual desenvolveu uma grande impressora 3D, a Massivit 1800, especificamente para este tipo de trabalho.

Esta é uma grande máquina, com uma área de impressão de 1,5m x 1,2m x 1,8m, grande o suficiente para produzir grandes objetivos, como estátuas em tamanho real. Ela imprime em um material fotopolímero à base de acrílico que solidifica com a exposição para UV em temperatura ambiente. Este é um material tipo gel que é espremido como um tubo de pasta de dente para construir o objeto uma camada de cada vez. A máquina pode ser encaixa com duas extratoras para produzir dois modelos lado a lado.

Uma vez endurecido o material, o material é de certa forma frágil, mas dimensionamente estável, então há pouca necessidade de imprimir qualquer tipo de suporte ou preenchimento, dependendo da forma do objeto. Os objetos são leves e fáceis de mover. Eles não são inerentemente resistentes ao ambiente externo, mas pode ser envernizado para adicionar resistência ao clima.

Itens promocionais 3D

Os fornecedores de serviços de impressão em grande formato com frequência produzem itens promocionais, e esta é outra área em que a impressão 3D pode ser aplicada pra produzir um item promocional completo, no lugar de apenas imprimir uma imagem em um objeto. Isto pode incluir qualquer coisa, de abridores de garrafa de cerveja a marcadores de livros.

A Mimaki, por exemplo, citou esta aplicação para sua primeira impressão 3D, a 3DUJ-P. Ela usa uma forma de tinta cura LED UV para criar os objetos 3D. Ela imprime em seis cores - CMYK mais branco e clear - então os objetos têm gama de cor completa que nós normalmente associaríamos a uma impressora UV com mais de 10 milhões de cores. A Mimaki afirma que ele pode reproduzir 84% da gama de cor Fogra 39L, a qual é consideravelmente mais do que as outras impressoras 3D.

A tinta cura camada a camada para formar um material de modelagem de resina acrílica. A impressora também coloca uma resina solúvel para apoiar o objeto enquanto ele é produzido, o qual também é curado por luz LED UV. Assim que o objeto é impresso, o apoio pode ser dissolvido em uma lavagem com água e o objeto UV é removido. Não há necessidade de qualquer limpeza ou poligem adicional. Os objetos são sólidos o bastante para você inserir parafusos sem risco de quebrar. Ela tem uma área de construção de 500 x 500 x 300mm.

Outras aplicações

Provavelmente o cruzamento mais óbvio entre a impressão 3D e a impressão em grande formato é para aquelas companhias que se especializaram em trabalho com CAD. Isto vem principalmente porque o tipo de cliente que deseja projeto de engenharia impresso, assim como designers e arquitetos, também vê o valor em três modelos 3D feitos. Ele também ajuda que o software necessário para produção de modelos 3D tenha se desenvolvido a partir do software CAD e então estas impressoras são usadas para lidar com estes arquivos.

Há um mercado industrial em desenvolvimento para a impressão 3D à medida em que os fabricantes recorrem cada vez mais para a impressão 3D para produzir moldes e ferramentaria ainda mais em peças em baixas tiragens. Isto inclui peças relativamente pequenas que podem ser feitas com uma impressora desktop até máquinas maiores que podem produzir grandes peças ou muitas pequenas peças juntas.

Somando e subtraindo

Roland vende tanto uma máquina fresadora para desktop para fabricação subtrativa, como uma impressora 3D para fabricação aditiva, a qual é frequentemente vendida como um par complementar. A impressora 3D é a ARM10, a qual usa processamento digital leve ou DLP, em que o objeto é primeiro dividido em fatias ou camadas e cada camada é então projetada em uma cuba de resina de fotopolímero; onde a luz reage com a resina, ela endurece para formar a camada. A base é então baixada e a próxima camada é projetada no topo desta até o objeto ser construído uma camada por vez. A cama é de 70 x 130mm e objetos podem ter 70mm de altura. Isto é complementado pela máquina fresadora SRM20, a qual pode lidar com uma gama de materiais como cera de modelagem, madeira, acrílico e ABS.

No outro extremo da escala, a HP desenvolveu suas próprias impressoras Multi Jet Fusion 3D. O processo trabalha colocando um plástico em pó muito fino e então jateando dois agentes líquidos para modificar o pó através de cabeças de impressão térmicas padrão. Um destes fluídos é um agente coalescente que faz com que o pó seja fundido quando ele é atingido por um laser, enquanto o segundo adiciona outras propriedades, como cor. Cada parte é impressa uma camada por vez e um laser é então usado para fundir o pó em plástico de acordo com a forma definido pelo agente coalescente. O pó não utilizado é escovado e pode se reutilizado e a próxima camada é impressa. Há muitos modelos, começando pela 3200, a qual possui velocidade de construção de 3500 cm3/hora e é projetada principalmente para prototipagem. Há também a 4200, com uma velocidade de 4500 cm3/hr, a qual é focada para produção em pequenas tiragens, e a mais recente adição, a recém-lançada 4210, que pode lidar com tiragens de produção ligeiramente mais longas.

Não há dúvidas que fabricantes estão recorrendo cada vez mais para a impressão 3D, tanto para desenvolver novos produtos e para produção de peças e ferramentaria em baixas tiragens. Mas há uma escassez de empresas que oferecem serviços de impressão 3D capazes de lidar com arquivos tipo CAD usados para impressão 3D. Portanto, a impressão 3D deve representar uma boa oportunidade para os fornecedores de serviços em grande formato, embora este mercado ainda esteja em desenvolvimento.

Informações da fonte: Os guias de grande formato têm como objetivo ampliar a conscientização e entendimento das loucuras que podem ser criadas nos dispositivos de impressão digital em grande formato, de pisos a abajures e tudo mais entre eles. Estes guias só são possíveis graças ao Digital Dots, com o apoio de EFI, HP, Mimaki e Roland.

Fonte: FESPA.com

 

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil