Artigo FESPA: Analisando os benefícios dos equipamentos de impressão e corte

Artigo FESPA: Analisando os benefícios dos equipamentos de impressão e corte

Por Rob Fletcher

Com os equipamentos de impressão e corte tornando-se cada vez mais comuns nas empresas de impressão ao redor do mundo, a FESPA.com analisa mais de perto esta tecnologia e apresenta os principais benefícios aos usuários

Tradicionalmente, a impressão e corte foram vistos como duas partes separadas do processo de produção, com a impressão inicial ocorrendo em uma máquina antes do trabalho ser movido para ser cortado e finalizado.

No entanto, o fluxo da tecnologia de impressão & corte nos últimos anos significa que os fornecedores de serviços de impressão agora podem economizar tempo fazendo os dois processos no mesmo dispositivo. O sucesso desse kit foi tão grande que algumas das grandes marcas do mercado lançaram suas próprias versões.

Com isto em mente, a FESPA.com olhou alguns dos mais recentes desenvolvimentos em impressão e corte do mercado, destacando alguns dos principais benefícios aos usuários e como eles podem usar este kit para aprimorar sua oferta de serviços.

Investimento de negócio muito sensível

Um dos nomes líderes ativos no mercado de impressão & corte é a Roland DG, a qual tem várias soluções para oferecer. Rob Goleniowski, chefe de vendas para Reino Unido e Irlanda na Roland DG, disse que a versatilidade única do equipamento de impressão e corte é um forte argumento para este tipo de tecnologia.

“Com um único dispositivo, você pode imprimir e cortar/perfurar uma vasta gama de materiais, os quais desbloqueiam todo um catálogo de novos produtos, de adesivos a camisetas personalizadas e até mesmo protótipos de embalagens”, diz Goleniowski.

“Há outros benefícios decorrentes do simples fato de você precisar de apenas um dispositivo ao invés de dois - é um investimento inicial menor, toma menos espaço e, sem a necessidade de mover a mídia entre os dispositivos, é menos trabalhoso e mais fácil de usar. A partir deste ponto, desde que a mídia possa permanecer no lugar para as operações de impressão e corte, esta tecnologia permite produção autônoma, até mesmo durante a noite. Junte todos esses benefícios e você tem um investimento de negócio muito sensível”.

Olhando no portfólio da Roland DG de equipamentos de impressão & corte, Goleniowski apontou que a recém-atualizada solução TrueVIS VG2 como uma solução para as empresas de impressão considerarem. Goleniowski diz que o dispositivo foi projetado para oferecer qualidade de ponta no setor para todos os tamanhos de negócio, independente de seu orçamento.

“Adotamos uma abordagem abrangente no desenvolvimento desta solução, focando na velocidade, qualidade de construção e confiabilidade do hardware, saída de cor e gama da nova tinta TR2, e usabilidade e poder de nosso software VersaWorks 6 RIP”, diz Goleniowski.

 

Legenda: A nova VersaUV LEC2-300, da Roland DG, tem uma tinta clear que permite aos usuários adicionarem valor aos seus produtos com efeitos especiais, texturas e recursos como brilho simulado, destaque e Braille.

Para as empresas de impressão que desejam seguir a rota da impressão UV, a nova VersaUV LEC2-300 da Roland DG é considerada por Goleniowski como um salto tecnológico da sua predecessora, a série LEC, e em um preço menor.

“Esta solução oferece cura de tinta instantânea, qualidade suprema de impressão e velocidade que podem acompanhar as demandas de produção mais exigentes”, diz Goleniowski. “Além disso, a tinta clear permite aos usuários adicionarem valor aos seus produtos com efeitos especiais, texturas e recursos como brilho, destaque e até mesmo Braille”.

Identificando a solução certa para o seu negócio

A HP está pronta para oferecer soluções nesta área para as companhias de impressão. Michael Lewis, gerente de contas Latex na HP, diz que a combinação de impressão de alta qualidade em grandes formatos com corte digital super preciso pode abrir “animadoras novas avenidas para uma série de empresas” no mercado.

Lewis disse: “Assim como qualquer investimento em equipamento, as companhias de impressão precisam encontrar a solução de impressão e corte que atendam suas necessidades individuais. Há combinação de sistemas de impressão e corte no mercado, mas muitos usuários devem considerar configuração de uma impressora e uma máquina de corte separadas algo mais apropriado. Por exemplo, empresas que produzem normalmente um tipo de aplicação em altos volumes que precisem de pouco corte talvez queiram investir em uma impressora de produção de alta especificação, mas em um sistema de corte básico. Ou, uma que usa duas ou mais tecnologias de impressão - sublimação para têxtil e látex para sinalização, por exemplo - pode usar um sistema de corte nos dois fluxos de trabalho”.

Além disso, prossegue Lewis, “uma impressora e cortadora separadas podem trabalhar em duas tarefas diferentes simultaneamente, a qual uma máquina integrada não pode. Isto é ideal para salas de produção de rápida movimentação com operadores trabalhando em múltiplos projetos por vez. Cada negócio é diferente, então é essencial ter opções”.

Olhando na tecnologia disponível da HP, Lewis apontou a solução de impressão e corte da HP Látex, a qual compreende quatro componentes projetados para serem integrados juntos para um fluxo de trabalho contínuo.

 

Legenda: De acordo com a HP, sua solução de Impressão e Corte Latex 335 pode ajudar as empresas de impressão a expandir em aplicações maiores, com 1,63m de largura.

A solução HP Látex 315 Impressão e Corte, apresenta uma opção de impressora de 1,37m, enquanto a solução HP Látex 335 Impressão e Corte, diz Lewis, ajude os usuários a expandir para aplicações maiores com a largura de 1,63m de largura.

Lewis diz: “HP Látex é reconhecida para sua excepcional qualidade de impressão por uma variedade incrível de substratos usando tintas ecologicamente corretas, base água e sem odores. Não há necessidade de esperar a eliminação de gases ou laminação, então a impressão pode ir diretamente para o corte HP, projetado em parceria com a Summa, fabricante mundialmente respeitada e de alta qualidade.”

A cortadeira usa o sistema HP Barcode para alcançar o corte preciso e com o registro correto, enquanto a solução de impressão e corte está conectada usando o software CUT RIP de arquitetura aberta HP FlexiPRINT, fazendo tanto a impressão como o corte rápidos e simples para os operadores, diz Lewis.

O quarto elemento é uma seleção de aplicações na nuvem que são acessíveis para os usuários e seus clientes, permitindo projetar e enviar arquivos para o software FlexiPRINT remotamente. Lewis adicionou: “Empresários ao redor do mundo usando esta solução real de corte e impressão para produzir um trabalho eficiente, lucrativo e incrível”.

Baixo investimento e economia de espaço

Outra líder de mercado que usa os dispositivos de impressão e corte é a Mimaki, a qual tem várias de suas soluções próprias disponíveis para as empresas ao redor do mundo. O gerente de produto sênior, Bert Benckhuysen, diz que um dos grandes benefícios dos equipamentos de impressão e corte é o baixo custo de investimento associado com esta tecnologia.

Benckhuysen diz: “Você pode imprimir e cortar com uma máquina, ao invés de comprar um equipamento de impressão e um plotter de corte. Uma máquina combinada de impressão e corte pode economizar espaço e permitir trabalhos de impressão e corte não assistidos. Você pode simplesmente configurar o trabalho e ir trabalhar em outra coisa enquanto ela está produzindo, e voltar quando estiver concluído”.

“Compare isto com ter duas máquinas separadas: depois do trabalho de impressão ser terminado, alguém precisa definir manualmente o rolo na outra máquina para o corte”.

Olhando mais de perto no maquinário que a Mimaki tem a oferecer nesta área, Benckhuysen destacou o mais recente lançamento da fabricante, a CJV300-160 Plus. Este equipamento de impressão e corte solvente está equipado com a versão mais recente da tecnologia anti-bandas da Mimaki - o Mimaki Advanced Pass System (MAPS) - que ajuda a manter a alta qualidade de imagem mesmo em velocidades de impressão mais altas.

A CJV300-160 Plus também apresenta a nova função ID Cut, que Benckhuysen disse que irá ajudar a garantir uma operação de impressão e corte mais eficiente, assim como o novo pacote de tinta reutilizável para aumentar a eficiência de produção e reduzir custos de tinta.

Além da CJV300 Plus, a Mimaki também oferece a Série UCJV300, uma gama de máquinas de impressão e corte combinados, com tecnologia de impressão UV LED. Esta gama de produtos também é equipada com as mais recentes tecnologias da Mimaki, como as funções MAPS e ID Cut, mas com os benefícios adicionais de tecnologia de impressão UV LED.

Outros benefícios da Série UCJV300 incluem a capacidade dos usuários imprimirem em uma vasta gama de materiais, o fato que o resultado da impressão está imediatamente seco e pronto para o pós-processo, economizando tempo, enquanto há menos consumo de energia e não usa qualquer Composto Orgânico Volátil (VOC).

Ao falar com algumas das marcas líderes nesta área de mercado, fica evidente que as empresas de impressão podem esperar uma série de grandes benefícios ao investir em um equipamento de impressão e corte. Seja em economia de espaço de trabalho, redução de custo por comprar apenas um equipamento, há muitos fatores positivos em focar nesta área.

Fonte: FESPA.com

Na FESPA Digital Printing 2020, de 23 a 25 de setembro, você estará em contato com Roland DG, Mimaki e HP, entre muitas outras marcas do setor mostrando soluções de impressão e corte. Faça a sua inscrição gratuita para visitar a feira em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar

E se a sua empresa é uma fornecedora desse tipo de equipamento para o mercado, a FESPA Digital Printing 2020 será o ponto certo para expor as capacidades das impressoras. Entre em contato com nosso time de vendas para saber mais detalhes de como fazer parte do time de expositores da principal feira de impressão digital do país.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil