A transição da Comunicação Visual para a decoração

A transição da Comunicação Visual para a decoração

Empresário do ramo de comunicação visual que busca ser inovador pode aproveitar área em expansão da decoração com uso da impressão digital

 

O empresário de comunicação visual que está atento às transformações do mercado já percebeu que a área da decoração pode ser uma excelente possibilidade para diversificar o portfólio, oferecer produtos de maior valor agregado e trazer novas receitas para a sua empresa.

Abaixo, compartilharmos alguns insights de Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing, sobre o assunto, transmitidos durante uma live com o consultor Paulo Razz.

Novos momentos

Para Alexandre Keese, este é um momento de grandes transições na indústria: “Quando pensamos na evolução da comunicação, na Comunicação 2.0, tínhamos a impressão antes como algo de produção industrial, mas hoje pensamos na customização, possibilidade de você expressar sua maneira de ser e suas ideias”.

Um dos grandes drivers é a possibilidade que o digital ofereceu de customização dentro do processo como um todo. E a decoração é um segmento extremamente interessante e muito rico. Porém, é preciso preparo: “Há a necessidade de conhecer um pouco mais o mercado, qual a característica dele. Se você tem uma intimidade com o segmento, isso será um facilitador, mas não é o mais importante”.

A FESPA promoveu uma pesquisa chamada Print Census, a maior pesquisa no mercado de impressão digital, analisando o comportamento da indústria e seus caminhos. Nela, um dado sobre mix de produtos indicou que 74% dos entrevistados relatam que papel de parede e decoração de interiores é um segmento crescente em seus negócios.

Busca pelo diferente

E o que move o mercado de impressão de decoração de interiores? Quem consome decoração no país é quem gosta de mudar a parede, diferenciar um espaço. Não precisa ser sempre uma mudança radical, pode ser dar uma cara totalmente nova a um objeto, como uma geladeira. Assim, a decoração é utilizada para renovar.

Além do aspecto visual, os clientes esperam durabilidade e qualidade, destaca Alexandre Keese: “Vou envelopar a geladeira, eu sei que a parte de trás aquece. Qual a preocupação como empresário: o material vai aguentar essa variação de temperatura ou vai ter dilatação? É preciso ter essas preocupações, oferecer esse pós-venda, dar suporte ao cliente que será o promotor da sua marca”.

Há duas formas na atuação dentro dessa transição da comunicação visual à decoração. A primeira é trabalhar com designers, decoradores, arquitetos, lojas de decoração de interiores. A segunda é trabalhar com sua própria linha de produtos. Há empresas que conseguiram licenciar marcas e quando o cliente adquire aquele material é que a produção do adesivo é feita, ou seja, tudo sob demanda.

Assim, você define seu mindset e tem uma visão do que é a sua empresa, do que você quer que ela seja e como atuar. Porém, em ambos os casos, há aspectos que são fundamentais: o tratamento diferenciado, tanto em como atender e, principalmente, ouvir o cliente.

Segunda etapa

Ao definir como irá trabalhar, a empresa pode ir além do padrão e buscar produtos com características diferenciadas, como texturas, que podem trazer algo completamente único. “É agregar valor ao substrato com a impressão. É preciso reforçar sempre: o cliente não conhece as possibilidades, você conhece as possibilidades”.

Quando a pessoa vai comprar o papel de parede, ela precisa ter o serviço completo, pois não é uma especialista no assunto. “A empresa pode mostrar como vai ficar, oferecer o instalador e tudo mais. Nesse caso, o instalador precisa estar treinado e, além de fazer o melhor trabalho, seja uma pessoa que respeita o seu cliente, tenha educação”.

Na decoração, a sustentabilidade é muito importante. “As pessoas estão buscando materiais e atitudes que sejam mais sustentáveis. E a decoração pode ajudar nisso, pois muitas vezes você pensa em jogar fora um produto por conta de como está o seu aspecto visual depois de um certo tempo de uso. E se você decidir por envelopar, você o manterá consigo. Ainda segundo o FESPA Print Census, a maioria das empresas alega que produtos sustentáveis têm influência em seus negócios”.

A decoração transformadora

A conclusão é que a decoração é um universo gigante e fascinante. “E o grande diferencial é a criatividade. A decoração pode ter um papel fantástico, como decorar a sala de hospital, uma maternidade, uma escola, um espaço cultural. Ela será algo ainda mais transformador”, finaliza Alexandre Keese.

E qual impacto a decoração tem sobre as pessoas, sobre ambientes e sobre negócios? A FESPA Digital Printing será o ambiente perfeito para entender essa integração e essas possibilidades. Expositores de toda a cadeia de impressão digital e comunicação visual vão mostrar seus equipamentos e soluções.

A FESPA Digital Printing acontece de 24 a 27 de narço no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Para visitar, basta fazer a sua inscrição gratuita no site: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar. E se a sua empresa é uma fornecedora de soluções para esse mercado, a feira é a grande oportunidade de apresentar suas qualidades a um público tomador de decisão. Entre em nosso site e saiba como expor: www.fespabrasil.com.br/pt/expor/reserva_area/.

 

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil