4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica divulga programação

4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica divulga programação

Uma programação de alto nível foi montada aos participantes do 4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, o principal congresso técnico do segmento. Serão 3 dias (24, 25 e 26 de novembro) de palestras online, sempre no período da manhã, com especialistas em impressão do Brasil e do mundo tratando de conteúdos criados exclusivamente para o evento.

Com o tema “Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade: a comunicação gráfica rumo aos novos desafios”, a programação confirmada terá em sua abertura o keynote de João Paulo Capobianco, biólogo, fotógrafo e ambientalista brasileiro, uma enorme referência quando o assunto é meio ambiente.

Em seguida, Luiz Serafim, Head de Marca, Comunicação, eCommerce da 3M, trata do tema “Inovando para superar a pior das crises”. Autor, professor e palestrante com foco em inovação, Serafim sempre oferece insights relevantes para os empresários entenderem como se posicionarem frente aos novos desafios globais.

O primeiro dia conta também com a palestra “Impressão industrial - panorama e oportunidades”, com Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing. Especialista na indústria de impressão, Keese tem grande conhecimento sobre o mercado e vai detalhar as capacidades desse novo mercado e como estar preparado para encontrar as oportunidades que certamente vão surgir.

Para finalizar o dia, o presidente mundial do Two Sides, Martyn Eustace, aborda “O papel do papel na sustentabilidade da Indústria Gráfica”. A entidade tem em seu DNA falar de meio ambiente e defender o uso consciente do papel. Será o momento de entender conceitos importantes da relação da indústria gráfica com o nosso planeta.

Dia 2

No dia 25 de novembro, a primeira palestra será “O que a história das drupas nos ensina sobre o futuro”. Será um momento de relembrar o que foi tendência nas últimas drupas e virou realidade nas companhias de impressão pelo mundo e o que a próxima edição reserva em termos de transformações tecnológicas.

O segundo conteúdo do dia será um painel com o tópico “Sustentabilidade no futuro da indústria gráfica”. Com décadas de atuação em comunicação gráfica e atualmente com o podcast Ondas Impressas, a jornalista Tânia Galluzzi vai conversar com convidados do setor. Entre eles, está Wilson Paduan, Diretor de Manufatura, Engenharia e Manutenção da Antilhas Gráfica e Embalagens e um conhecedor dos novos conceitos de sustentabilidade, atuando na prática na implantação de projetos ambientais.

Para encerrar o segundo dia do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, mais um nome internacional de peso: o consultor Rainer Prosi fala de “Perspectivas de automação e IA fluxos de trabalho - produção gráfica inteligente” um conteúdo para o empresário que sabe que o novo mundo conta com processos cada vez mais automatizados. Prosi é uma dos responsáveis por moldar o pensamento de pré-impressão como ele é hoje.

Dia 3

O terceiro dia terá início com mais insights transformadores com a palestra “Como preparar a empresa para uma cultura de inovação”, que será ministrada por Fábio Carucci Figliolino, diretor da Ekove e um especialista em inovação e sustentabilidade.

Em seguida, o alemão Ulrich Wolzenburg vai tratar do tema “Digitalização em pequenas e médias empresas”, mostrando que novos conceitos e tecnologias não estão restritos apenas aos grandes grupos e sim a todos os portes de empresas, bastando saber como adaptar cada conceito a diferentes realidades.

Para a última palestra da quarta edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, o tema será “Impressão funcional e sustentabilidade”, com a cientista, investigadora e professora catedrática portuguesa Elvira Fortunato e o também cientista e professor angolano Rodrigo Martins, mestre em Materiais Semicondutores. O casal é mundialmente conhecido por suas descobertas científicas, como no desenvolvimento do primeiro transístor com papel.

Carlos Suriani, atual presidente da ABTG, será responsável por concluir o congresso.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil