Os primeiros passos para vender impressos pela internet

Não há dúvidas que toda e qualquer empresa, independente do produto e/ou serviço que ofereça, precisa estar atento à evolução das vendas online. E isso também vale para a indústria de impressão

Os primeiros passos para vender impressos pela internet

Não há dúvidas que toda e qualquer empresa, independente do produto e/ou serviço que ofereça, precisa estar atento à evolução das vendas online. No Brasil, o e-commerce registrou em 2021 mais um recorde de faturamento, mais de R$ 161 bilhões, aumentando 26,9% na relação com 2020. Isso porque o ano de 2020 já era de altíssimo crescimento pelo início da pandemia.

Outra informação interessante, da 45ª edição do Webshoppers, da E-bit/Nielsen, mostra que 87,7 milhões de pessoas fizeram compras nas lojas virtuais em 2021. Em 2018, este número estava em menos de 30 milhões de pessoas. A pandemia trouxe alta aceleração desta modalidade, e cerca de 90% de quem comprou pela primeira vez neste período afirmou que comprará novamente.

É claro que há diferenças entre comprar um objeto pela internet, como um eletrodoméstico ou uma peça de vestuário, ou até mesmo refeições, com a venda de produtos e serviços de impressão. Porém, a facilidade e agilidade das compras online fizeram com que a compra online virasse um costume diário. Então, as gráficas também precisarão se adaptar a isso - e já começaram a se adaptar.

 

Primeiros passos

Para começar, vender produto gráfico não é apenas abrir um site e dizer “agora vendo online”. É preciso ter um plano muito bem estruturado para entrar nesta seara e conseguir ser lucrativo.

Antes de tudo, é preciso olhar para os processos internos e tirar uma conclusão muito sincera: você está pronto para atender à demanda que a venda online vai gerar? Vai de fato poder atender cada pedido e com a agilidade necessária? Conseguirá também atender geograficamente os pedidos que virão?

Então é preciso em primeiro lugar deixar a casa em ordem. Ter os equipamentos, ter os serviços, ter a logística, ter capacidade de entrega suficiente para atender. Mesmo tendo um site, você não precisa necessariamente atender o Brasil inteiro. Sua empresa pode limitar geograficamente onde vai entregar ou, quando for a uma localização distante, fazer a cobrança de acordo - ou até parcerias.

Claro que não é uma regra, mas será mais comum você vender pequenas tiragens de impressos pela internet do que enormes tiragens. Então, equipamentos de impressão digital serão muito úteis para atender as demandas. Na FESPA Digital Printing, de 20 a 23 de março, você verá ao vivo uma infinidade de máquinas que podem se encaixar em sua estratégia!

 

Site

O site será a cara de sua empresa, então todo cuidado é pouco. Ele precisa estar com uma bela apresentação e, especialmente, funcional. Todas as informações precisam estar bem claras, assim como valores e prazos de entrega.

Busque logo de início a configuração do site www.nomedesuaempresa.com.br, para ser facilmente identificável. E buscar informações técnicas para seu site ser seguro para pagamentos, preservando dados sensíveis da sua empresa e de seus clientes. Saiba também sobre questões de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e políticas de privacidade, importantes nos dias atuais.

Aqui é importante ressaltar: hoje há no mercado uma série de serviços e softwares que te ajudam neste sentido. Além da fácil e ágil criação de site, há sistemas que fazem toda a integração de sua empresa e também os softwares web-to-print, que automatizam todo este processo para evitar toda e qualquer dor de cabeça.

Os softwares web-to-print são fundamentais e, após você entender como estar presente na internet, será o próximo passo obrigatório para se ter um processo eficiente de vendas online de impressos. Ele vai te ajudar a receber, registrar, processar e acompanhar cada pedido.

A FESPA Digital Printing vai mostrar tudo sobre softwares para as empresas de impressão de 20 a 23 de março de 2023 em São Paulo. E se você quer saber de mais detalhes sobre algum tópico dentro deste mercado, fala com a gente que vamos buscar mais informações!

 

Diferenciação

Você deve saber que “exclusividade” é algo que não existe na internet. Basta abrir um aplicativo de comida, por exemplo, e você se depara com dezenas de opções. O mesmo vale aqui, pois hoje há muitas gráficas, de maior e menor porte, vendendo produtos online. Então, como ser diferente?

Aqui é importante pensar como o cliente, pensando no que ele deseja. Além de preço e prazo, dois itens que são muito mais “obrigação” do que “diferencial”, o que pode fazer seu cliente se encantar é buscar oferecer uma variedade de produtos e serviços dentro do seu site, com o máximo de diversidade dentro do que seus equipamentos podem oferecer.

Neste ponto, mais uma dica essencial: belas imagens, belas e criativas artes precisam estar em seu site para encantar seu cliente! É preciso encantar, fazer seu cliente sentir que quer e precisa daquele impresso! E, claro, estudar muito o que seu cliente quer. Não adianta impressos incríveis e belos se não são demandados pelas pessoas.

 

Atendimento

Se você pensa que ter o site e um belo sistema são o bastante para vender produto impresso online, o caminho não é bem por aí. Seja físico ou digital, presencial ou online, o atendimento sempre fará a diferença. Então é preciso ter uma equipe sempre a postos nos canais digitais para tirar todas as dúvidas, aconselhar, dar dicas e orientar sobre a forma correta de adquirir tal produto de acordo com as necessidades de cada cliente.

 

Divulgação e redes sociais

Acho que nem precisamos dizer que divulgação é essencial, pois ninguém saberá que você existe se você não se divulgar. Hoje há uma série de ferramentas de marketing digital para sua marca aparecer na primeira página do Google durante as pesquisas, assim como técnicas de remarketing. Há uma série de materiais gratuitos na internet sobre isso, mas talvez possa ser interessante contatar um especialista no tema para ajudar.

Outro ponto é reforçar a sua presença nas redes sociais, com perfis nas principais redes do mercado, como Instagram e LinkedIn. Busque ter boas fotos nessas redes, mostras suas instalações e apresentar muitas e muitas amostras e projetos, além de, se possível aproveitar para lançar promoções especiais pelas redes, como em datas comemorativas.

 

Fontes: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2022/02/02/internas_economia,1342064/com-pandemia-vendas-pela-internet-crescem-27-e-atingem-r-161-bi-em-2021.shtml

https://jetecommerce.com.br/blog/panorama-do-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/

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