Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual?
Essas são algumas das perguntas que guiam o sexto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, gravado diretamente de Berlim, durante a FESPA Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.
Com cerca de 17 mil visitantes e mais de 550 expositores, a FESPA Global Print Expo é a maior entre as oito feiras organizadas anualmente pela FESPA no mundo. Voltada aos segmentos de comunicação visual, sinalização e impressão têxtil, o evento revelou lançamentos, tendências e uma movimentação crescente em torno de soluções voltadas à personalização e sustentabilidade.
Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem convidados internacionais para um bate-papo: Andreas Weber (Alemanha) e Jacques Michiels (Bélgica), especialistas na indústria gráfica e criadores do podcast #PrintIsBack.
Também participa da conversa Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da FESPA no Brasil, que compartilha impressões sobre a feira e as semelhanças e diferenças entre os mercados brasileiro e europeu.
Ao longo da conversa, o grupo debate o avanço da automação, o papel da Inteligência Artificial, o novo olhar das gerações mais jovens em relação ao produto impresso e os obstáculos enfrentados por pequenas e médias empresas. Um episódio que joga luz sobre o panorama da impressão na Europa e aponta oportunidades para o mercado latino-americano.
O T6 EP6 – O mercado gráfico europeu a partir da FESPA em Berlim está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher. E também no YouTube, no formato videocast.
Confira agora:
Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br