Como dominar o gerenciamento de cores de arquivos de clientes

Paul Sherfield aborda neste artigo problemas de cor em arquivos de clientes, como os perfis CMYK incompatíveis que podem levar a impressões imprecisas - e futuros prejuízos

Como dominar o gerenciamento de cores de arquivos de clientes

Paul Sherfield aborda problemas de cor em arquivos de clientes. Perfis CMYK incompatíveis podem levar a impressões imprecisas. As soluções envolvem a reutilização reativa de arquivos com software de servidor de cores ou a educação proativa de clientes por meio de diretrizes e recursos publicados. Uma combinação dessas abordagens garante um gerenciamento preciso de cores, desde o envio do cliente até a impressão final, aumentando a satisfação.

Vamos supor que todos os seus sistemas de gerenciamento de cores, software, fluxos de trabalho e políticas internas estejam implementados e funcionando, após ler os muitos artigos sobre este assunto no site da FESPA.

Você entende a importância de criar perfis de dispositivo para cada substrato, você tem vários perfis de "saída" ou "simulação", geralmente baseados em um padrão e perfil de impressão ISO, como ISO coated v2 (Fogra 39), (PSO coated v3 (Fogra 51) ou os perfis não revestidos baseados em Fogra 47 e Fogra 52.

Você pode até ter alguns fluxos de trabalho com gerenciamento de cores para a gama máxima do seu dispositivo e substratos escolhidos. Portanto, a correspondência com um offset litho, ou outro padrão para manter uma "Aparência de Cor Comum" em um projeto de cliente que inclui muitos métodos de impressão e substratos diferentes, não apresenta problemas. E quando necessário, e o dispositivo e o substrato permitirem, a mais ampla gama de cores CMYK também pode ser usada.

É possível que você até "valide" sua saída para o fluxo de trabalho de cores escolhido usando um sistema de controle de processo para garantir a precisão, seja diariamente ou até mesmo por trabalho.

Então, você está agora totalmente no controle de seu processo e cor? Que lacunas poderiam ser deixadas no fluxo de trabalho com gerenciamento de cores?

Frequentemente, a lacuna de "cor" está nos arquivos, PDFs, etc., fornecidos a você pelos clientes! Eles atendem às suas expectativas de gerenciamento de cores?

Eles têm o perfil icc CMYK correto para seus fluxos de trabalho com gerenciamento de cores? Que informações você dá aos clientes nesta área?

Esperançosamente, você faz o preflight dos arquivos dos clientes, o que deve incluir a verificação do perfil icc CMYK correto ou outputintent em um PDF X. Outras áreas de preflight de cores devem incluir a verificação da resolução de imagens e imagens RGB.

Se o perfil CMYK estiver errado, o que você pode fazer?

Vale a pena lembrar que arquivos de clientes com um perfil de cor CMYK que não corresponde aos seus fluxos de trabalho de gerenciamento de cores e é impresso sem ser reproposto, então a cor pode mudar e não atender às expectativas do seu cliente.

Várias coisas: corrija você mesmo usando software de servidor de cores, configurado para alterar PDFs e imagens para seus fluxos de trabalho de gerenciamento de cores. Estes frequentemente usam métodos avançados de perfilamento de tinta icc para repropor imagens CMYK com muita precisão e também lidar com conversões RGB para os perfis CMYK corretos.

Isso, então, fornece um arquivo com gerenciamento de cores correto, em linha com os requisitos de suas políticas e fluxos de trabalho de gerenciamento de cores.

Outra solução, talvez mais proativa, é incentivar seus clientes a produzir seus PDFs e arquivos de acordo com suas políticas de gerenciamento de cores. Isso pode ser alcançado publicando detalhes de como você deseja que os arquivos sejam preparados, sua política de gerenciamento de cores e os perfis icc e configurações a serem usados.

Isso poderia ser publicado em seu site, juntamente com uma área de download para recursos como perfis icc CMYK, arquivos de configurações de cores Adobe CC (.csf) e configurações de opções de trabalho PDF (.joboptions).

Isso permitiria que seus clientes trabalhassem com suas configurações e métodos. Frequentemente, o treinamento pode ser oferecido aos clientes maiores nesta área, o que também serve como um serviço de valor agregado e é excelente para a retenção de clientes. Isso resulta em arquivos que não precisam de intervenção e estão corretos para seus fluxos de trabalho.

A rota que você segue para garantir que os arquivos do cliente sejam produzidos de acordo com sua política de gerenciamento de cores dependerá do seu mercado e dos requisitos do cliente. Se você não consegue acessar os criadores de arquivos, ou o cliente espera que você use sua experiência em cores, então uma solução é necessária para repropor os arquivos e PDFs do cliente.

Frequentemente, uma combinação de ambas as abordagens é necessária para atender a todas as necessidades do cliente e garantir que seu gerenciamento de cores funcione desde os arquivos do cliente até o produto impresso.

Abril, 2026 - São Paulo - SP - Brasil | Expo Center Norte
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00 | Sábado, 10:00 a 17:00