Prompt Side adquire a primeira impressora VUTEk FabriVU da EFI

Prompt Side adquire a primeira impressora VUTEk FabriVU da EFI

A Prompt Side Theatrical Drapery, empresa fornecedora do setor de impressão requintada do Reino Unido, foi a primeira a investir na impressora de sinalização eletrônica VUTEk FabriVU 340, da EFI.

A empresa já possuía uma impressora LED VUTEk GS3250LX Pro e buscava uma maneira de incluir poliésteres e outros tecidos em seu portfólio, para aumentar a versatilidade de projetos de exposições e eventos interiores e exteriores.

Após conferir os recursos de impressão em poliéster high-end oferecidos pela linha de impressoras VUTEk FabriVU durante o lançamento na FESPA Digital em Amsterdã, os executivos da Prompt Side não hesitaram em encomendar a nova impressora de gráficos para tecidos.

Peter Baker, diretor gerente da empresa inglesa especialista em design e decoração requintada baseada em Kent, declarou sobre a compra: “Estou muito satisfeito por estar na vanguarda da impressão requintada digital. Este é um momento emocionante para a Prompt Side, pois estamos expandindo a nossa gama de produtos e aumentamos consideravelmente as oportunidades criativas disponíveis para os designers.”

Com a recente aquisição da impressora de gráficos para tecidos, a Prompt Side estenderá os tipos de cenários, panos de fundo e drapeados que produz para uma ampla variedade de aplicações. A empresa poderá trabalhar com materiais leves baseados em poliéster que oferecem benefícios ambientais e logísticos, incluindo fácil entrega e instalação.

A equipe da Prompt Side aprecia a durabilidade oferecida pelas impressoras VUTEk FabriVU. Além disso, com uma resolução máxima de 2.400 pontos por polegada (dpi), o equipamento produz qualidade fotográfica, imagens vivas com cores altamente saturadas e pretos nítidos.

Além da impressão, a Prompt Side oferece a seus clientes um serviço de criação completo, incluindo gestão de projetos, instalação, reparos e manutenção, caso necessário. Nos últimos 25 anos, a empresa desenvolveu uma reputação fabulosa na produção de drapeados e conjuntos impressos para teatros, óperas e estúdios de televisão com panos de fundo, tetos e pisos, bem como itens raros produzidos com tecidos.

Benefícios sustentáveis

A primeira expansão dos recursos de produção de impressão digital na Prompt Side foi em 2015, com a aquisição da impressora VUTEk, um modelo híbrido de bobina/mesa de LED EFI VUTEk de 3,2 metros com tecnologia LED de “cura a frio” que permite a economia de energia. A impressora produz resultados de alta qualidade em ampla gama de substratos, incluindo os que não suportam o calor de outros processos de secagem ou cura. A plataforma de jato de tinta LED da EFI economiza bastante energia em comparação aos processos de impressão UV ou látex, por usar até 82% menos energia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Fogra.

Após testemunhar o crescimento contínuo em impressão digital com a primeira impressora VUTEk, os executivos perceberam que poderiam aprimorar ainda mais suas operações de geração de imagens em tecido com uma solução industrial produtiva e econômica que gera imagens de alta qualidade. Como a Prompt Side fazia questão de ter impressão e confiabilidade superiores, o modelo de 3,4 metros de largura da VUTEk FabriVU era a opção ideal. A impressora usa tintas ecológicas de sublimação em dispersão com base de água. Além disso, seu uso de tinta e água é altamente eficiente, devido a um sistema de recuperação de tinta que reduz os custos com tintas em até 15%.

O novo investimento tecnológico da Prompt Side imprime em velocidades de até 464 metros quadrados por hora e apresenta impressão em escala de cinza de quatro níveis com gotas de 4 a 72 picolitros. Também disponível em uma versão de 1,8 metro, a impressora foi projetada pela EFI Reggiani, líder global em tecnologia de impressão de tecidos com tinta com base de água, sediada na Itália e adquirida pela EFI em 2015.

Junto com a instalação da nova impressora, a Prompt Side estabeleceu um fluxo de trabalho de produção simplificado com a plataforma EFI Fiery® proServer, que oferece uma interface em comum para que a empresa agilize os trabalhos em seus dois produtos VUTEk. A versão mais recente do proServer instalada na Prompt Side ajuda a garantir um gerenciamento de cores de qualidade superior, além de simplificar o processo de aplicação das configurações corretas de impressão com base no tipo de trabalho a ser impresso. O novo sistema Fiery da empresa também oferece processamento eficiente, com processamento de RIP em trabalhos de impressão da VUTEk até 60% mais rápidos que nas versões anteriores do proServer.

“Agora, a Prompt Side tem uma vantagem maior e mais competitiva, com uma plataforma nova, avançada e sustentável para atender à crescente demanda por gráficos de tecidos”, comentou Paul Cripps, vice-presidente de vendas regional da EFI. “Peter Baker e sua equipe aproveitarão novas oportunidades como os primeiros usuários dessa impressora avançada. Sua experiência servirá como um grande exemplo de como as empresas podem seguir o verdadeiro impulso do mercado, elevando a impressão digital de mostruários gráficos a um novo patamar de inovação.”

Além da tecnologia de impressão têxtil com base de água, o portfólio de impressoras da EFI conta com as tecnologias líderes do setor de impressão jato de tinta UV e LED nos formatos estreito, largo e superlargo e as impressoras de decoração cerâmica. Dessa forma, os clientes têm oportunidades lucrativas para “The Imaging of Things”, pois podem oferecer uma personalização maior nos produtos e mais apelo visual em cada item, seja na sinalização e na embalagem até nos detalhes da decoração, dos uniformes e da manufatura industrial.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil