• Fábrica da Ampla recebe alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
23
Nov
2017

Fábrica da Ampla recebe alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Um grupo de 15 alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – visitou a fábrica da AMPLA Impressoras Digitais. Coordenado pela Professora Waleska Pacheco, o grupo foi recebido pelo Diretor de Negócios e sócio da AMPLA e Presidente da CSMEG – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos da ABIMAQ, Ricardo Augusto Lie, dentro do programa “Portas Abertas”. Esta é a segunda turma da UTFPR a visitar a AMPLA, que recebeu o primeiro grupo de alunos, também do curso de Tecnologia em Design Gráfico, no dia 17 de abril de 2017.

A Professora Waleska Pacheco, que coordenou e acompanhou os alunos durante a visita, afirma: “As visitas técnicas são sempre enriquecedoras, principalmente quando eles conseguem visualizar o processo de produção completo, como no caso da AMPLA, onde há o contato desde a fabricação do equipamento até vê-lo em funcionamento. Isto ajuda os alunos a entender melhor o que foi transmitido em sala de aula de forma teórica”.

A visita à única fabricante da América Latina no mercado de equipamentos de impressão digital foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, onde são vistos processos de impressão e acabamentos gráficos em diversos substratos. Ricardo Lie iniciou a programação realizando uma apresentação sobre a história da empresa e dos equipamentos que são desenvolvidos pela AMPLA, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global. Além disso, os alunos conferiram o showroom com equipamentos da empresa.

O aluno Christian Vinicius Bazyl De Franca, afirma: “A visita à AMPLA foi muito interessante, é um pedaço do mercado com o qual não estamos acostumados a conviver e visitar e, por isso, entender como os equipamentos funcionam e como são projetados foi muito importante e enriquecedor para nossas futuras carreiras. Ver as impressoras funcionando no showroom foi uma ótima experiência. Além disso, aprender sobre as filosofias e ferramentas de produtividade de uma empresa do tamanho da AMPLA foi muito bom. E essa experiência ficou ainda melhor graças aos profissionais extremamente simpáticos e receptivos que nos receberam e nos deixaram super à vontade e tiraram todas as nossas dúvidas. Tudo o que aprendemos na visita, tanto sobre os equipamentos em si quanto sobre o funcionamento de uma empresa desse porte, fez com que entendêssemos muito melhor como funciona esse mercado e são informações que eu, com certeza, vou guardar comigo por muito tempo.”

“Agradeço, em nome da UTFPR, a oportunidade de participar do programa "Portas Abertas" da AMPLA. Tenho convicção de que a realização de visitas técnicas como essas, onde os alunos conseguem entender e visualizar como uma indústria funciona e vislumbrar novas possibilidades de atuação do Designer, enriquecem a carreira destes futuros profissionais”, declara a Professora Waleska Pacheco, que completa: “Como professora e profissional da área, julgo extremamente importante e necessário que haja esta interação dos alunos com a indústria antes do término da graduação, pois este contato faz com eles consigam assimilar melhor o conteúdo visto em sala e, principalmente, comecem a entender as demandas do mercado de trabalho. Tudo isso contribuirá para torná-los profissionais mais completos e preparados para as diversas facetas do mercado”.