Envelopamento de veículos: a chance de turbinar o crescimento da sua empresa?

Envelopamento de veículos: a chance de turbinar o crescimento da sua empresa?

O envelopamento de veículos foi um dos segmentos que mais cresceu na indústria gráfica desde que entrou em cena nos anos 90. Clientes estão percebendo cada vez mais que o envelopamento é um modo de personalizar e proteger seus veículos de uma forma que chama muita atenção. A demanda está sendo estimulada por uma gama diversa de materiais disponíveis para atingir necessidades práticas e estéticas.

Há, predominantemente, dois tipos de fornecedores de serviço envolvidos em envelopamento de veículos. O primeiro tipo é composto de especialistas gráficos e especialistas em sinalização que encontraram seu nicho de mercado produzindo e aplicando produtos impressos para veículos, usando suas técnicas para produzir o design e a impressão. A eles se juntou um novo tipo de empreendedor de envelopamento, que não passou pelo caminho tradicional da indústria gráfica, mas que viu potencial em um nicho de negócios lucrativo e com baixo custo para ser implementado.

Qual a direção da impressão para veíulos? - Então, qual o motivo para tamanho entusiasmo com envelopamento automotivo? O mercado comercial para gráficos automotivos é ainda o maior. O perfil dos clientes é variado, de empresas pequenas e independentes querendo anunciar seus produtos e serviços ao envelopar uma van ou um carro, para organizações internacionais que querem promover suas marcas por meio de sua frota inteira de veículos.

Sem dúvidas, o envelopamento de veículos se beneficiou do fato de que os gastos com marketing e merchandising de produto estão saindo dos canais tradicionais para a mídia ambiente e pontos de venda. Donos de empresas e gestores de marcas responsáveis pelo orçamento estão muito focados em retorno do investimento. E, na categoria de anúncios externos, na qual é difícil mesurar o impacto, há um consenso que gráficos automotivos são um meio eficaz para chamar a atenção do público-alvo, além de ter uma excelente relação entre custos e benefícios.

A beleza do envelopamento de veículos é dupla: com o design certo, o veículo terá um impacto visual e se tornará um tópico de conversa que divulgará sua marca. E tem mais, enquanto que um outdoor é estático e necessita de tráfego em um ponto particular para atingir sua audiência, o veículo individual ou a frota, por serem uma mídia móvel, levam a sua marca para uma audiência variada e sempre diferente. Para uma grande empresa internacional, um veículo com sua marca pode alcançar milhões de pessoas, dia a dia.

Envelopamento: agora é pessoal - Crescentemente, envelopamento automotivo está saindo do espaço de promoção de marcas para o espaço dos acessórios do mundo fashion. Uma geração de ricos entusiastas de carros estão se interessando pelo envelopamento automotivo como um modo de estampar a sua personalidade em carros de uso pessoal. No passado, eles mudavam seus carros regularmente para ficar na moda. Agora, por um custo modesto, um envelopamento automotivo personalizado pode gerar um visual distinto que pode ser modificado quando o cliente tiver vontade, sem nenhum custo associado a troca de um carro inteiro.

A escolha de materiais de envelopamento está se tornando mais ampla dia a dia, com uma paleta crescente de cores gloss, cores matte e metalizados, que vão muito além da seleção de pinturas disponíveis. Vinis com padrões, texturas e efeitos especiais também estão ganhando popularidade, influênciados por tendências da moda como, por exemplo, impressões simulando padrões de peles de animais. "Você quer um envelopamento com visual de oncinha no seu carro, madame? Sem problemas!"

E não é somente a vaidade que estimula o mercado de envelopamento automotivo. Há, também, argumentos práticos a favor dessa prática. Por exemplo, uma pintura original sobre um carro de luxo pode ter sua durabilidade estendida com o envelopamento, que irá proteger o veículo contra riscos e arranhões.

Até mesmo os produtos mais bizarros são desenvolvidos para resistir ao dia a dia da utilização do veículo, que inclui sofrer os efeitos do tempo e das lavagens. Os produtos tem, tipicamente, garantia de cinco anos sob condições normais de uso. Além disso, filmes modernos para envelopamento não deixam resíduos quando são removidos por um profissional, portanto, a pintura por baixo irá aparecer como nova. Como um modo de preservar o valor residual de um carro, essa é uma opção viável e acessível.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil