EFI destaca impressão digital têxtil durante EFI Connect

EFI destaca impressão digital têxtil durante EFI Connect

Durante o EFI Connect, promovido no Wynn em Las Vegas (EUA), a EFI apresentou seu portfólio completo de produtos, suas realizações em 2015 e suas projeções para o ano de 2016. Um dos destaques foi o investimento feito pela EFI no ramo de impressão digital têxtil, focado na aquisição recente da Reggiani pela EFI. A EFI Reggiani será uma das expositoras da FESPA Brasil 2016.

No keynote Oportunidades da Impressão Digital Têxtil: do Analógico ao Digital, Michele Riva, da EFI Reggiani, destacou como o mercado vem rapidamente avançando para o digital, as oportunidades nele presentes, as novas tecnologias e como a EFI Reggiani está posicionada neste sentido.

Michele apresentou que são impressos 50 bilhões de metros de tecido. O mercado rotativo analógico corresponde a 70% desta fatia, com 10% para analógico flat bed, 5% impresso e 15% outras formas de impressão. Como o mercado se apoia cada vez mais no digital, a quantidade de impressão analógica indica na verdade um enorme mercado para se investir. Riva também ressalta as oportunidades presentes em setores de impressão digital têxtil, como em tintas.

Ao falar sobre o futuro, o executivo da EFI demonstrou que além de áreas como vestuário e moda, que já utilizam a impressão têxtil, outros setores vêm usando com sucesso, como sinalização (soft signage), vestuário esportivo, decoração de interiores, e muitos outros segmentos, sempre focando processos verdes de produção. Hoje há uma maior preocupação em colocar a peça de vestuário com rapidez no mercado, em muitos casos existindo um intervalo de tempo de apenas três semanas entre o protótipo pronto e a entrada da roupa no mercado. Isso é um nicho relevante para os sistemas de impressão digital.

A EFI Reggiani oferece ao mercado opções no segmento. Uma delas é a EFI Reggiani ReNOIR NEXT, com largura de impressão de 185-340cm e velocidade máxima de produção de 350 metros quadrados por hora. A EFI Reggiani ReNOIR ONE tem largura de impressão de 180cm e velocidade máxima de produção de 620 metros quadrados por hora. A versão EFI Reggiani ReNOIR PRO tem largura de impressão de 180-240-340cm, velocidade máxima de produção 620-700-800 metros quadrados por hora, variando de 8 a 16 cabeças de impressão. A ReNOIR TOP tem largura de impressão de 180-240-340cm e velocidade máxima de produção de 1200-1400-1600 metros quadrados por hora, com 32 cabeças de impressão. O profissional da EFI apresentou ainda cases de sucesso da Reggiani pelo mundo.

Portfólio EFI

Marc Olin, CFO, e Gaby Matsliach, SVP/GM, ambos da EFI, falaram sobre as atuais soluções da EFI para os mais diversos mercados. Marc iniciou falando sobre os servidores Fiery, destacando a gerenciamento de cores, integração e processamento de dados de alta velocidade. O Fiery se encaixa em diversos equipamentos dentro do mercado de impressão e foi reconhecido em premiações durante 2015.

A linha VUTEk de grandes formatos também foi abordada por Marc, que destacou os lançamentos de 2015, como a VUTEk GS3LX Pro, a VUTEk HS125 Pro, VUTEk GS5250 LXr Pro e a VUTEk HSr Pro, cada uma encaixando em características específicas dentro do segmento, assim como as EFI HS1625-SD e EFI HS1625-RS. Para a área cerâmica, o destaque foi a Cretaprint C4. As aquisições da Matan e Reggiani foram um ponto importante do ano de 2015 da EFI.

Gaby Matsliach foi o responsável por falar dos softwares da EFI, frisando a otimização, com processos automatizados que eliminam perdas e erros manuais. Gaby ressaltou o avanço da EFI dentro do segmento de software para embalagens e rótulos. Além das já existentes Suites Packaging, Enterprise Commercial e Midmarket, 2016 contará com as Suites Corrugated Packaging, Publication Print e Quick Print.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil