Artigo: Por que escolher o substrato certo é vital para todos os projetos de impressão

Artigo: Por que escolher o substrato certo é vital para todos os projetos de impressão

Por Sonja Angerer

Quando se trata de desempenho do projeto impresso, os materiais de mídia usados são cruciais. Os profissionais de impressão precisam distinguir cada substrato que dará o melhor resultado ao lidar com aplicações impressas digitalmente usando inkjet.

A despeito do velho provérbio, os humanos são propensos a julgar seus semelhantes pelas primeiras impressões, então as aparências são importantes. Por que isto seria diferente para uma publicidade ou campanha de comunicação? Este é o motivo pelo qual fazer a seleção do substrato correto é vital para cada processo de impressão digital.

Então você já sabe que sua próxima campanha irá colher o poder da impressão digital, pois simplesmente não há melhor forma de atingir clientes potenciais do que com materiais como flyers, catálogos ou marketing direto altamente únicos e pessoais. Agora você precisa explorar a variedade de diferentes substratos em oferta.

A impressão digital há muito tempo passou do padrão A4 ou A3 página P&B ou cor, para uma "Glamurama" de escolhas fantásticas de comunicação. Ao imprimir usando tecnologia digital, você não tem que renunciar aos prazeres das superfícies e cores mais finas e extravagantes.

Por exemplo, muitos dos produtos artesanais produzidos pela Gmund, a famosa fábrica de papel da Bavária, são certificados para impressão digital com HP Indigo, assim como Kodak Nexpress e Xerox iGen. Malas direta de alta-relevância, luxuosas embalagens personalizadas, até os melhores papéis de hotel, as oportunidades para conquistar a melhor impressão são positivamente sem fim.

Impressoras inkjet de grande formato oferecem uma gama ainda maior de oportunidades únicas e atuais. Você pode entrar em contato com o público mais evasivo assim que você começar a expandir seus horizontes e considerar escolhas de substratos criativos para grandes projetos.

Sendo criativo com filmes

Sistemas inkjet modernos, independente da tecnologia de tinta, imprimem em uma variedade de filmes PVC e não-PVC. Com solventes eco/low e tintas base água, a gama é de certa forma limitada, uma vez que os resultados de impressão de alta qualidade podem ser alcançados apenas com um verniz especial.

Tintas de cura-UV e alto solvente são adequadas para uma vasta gama de filmes não revestidos, mas a qualidade do resultado também pode sofrer variações.

Desta forma, a HP pegou um caminho diferente com substratos para seu portfólio de impressão HP Latex.

Fabricantes de mídia para impressão precisam passar por um teste padronizado por terceiros para receber o selo "Certificado para Tintas HP Latex", oferecendo aos empresários de impressão e seus clientes uma solução com paz de espírito do início ao fim para qualidade consistente e confiável.

Filmes estão disponíveis assim como auto-adesivos e versões padrões sem cola, com o primeiro muito mais comum.

Barato, fácil para design e altamente versátil, decalques de contorno de corte fazem as ferramentas de marketing perfeitas, de adesivos para carro a decoração de skate.

Para impressão digital de auto-adesivos, não e semi-permanente, assim como opções de cola permanente, estão disponíveis. Se o uso de cola não é uma opção, também há alguns produtos de aderência estática.

Usados com maior frequência para decalques vinis de janelas claras, eles aderem em qualquer superfície limpa, suave e são facilmente removíveis. Estes filmes são adequados para aplicações de baixo e médio prazo, enquanto o padrão de colas auto-adesivas (embora não necessariamente a impressão nele) pode durar cerca de cinco anos ao ar livre.

Envelopamento de veículos em frotas comerciais, assim como transporte público como ônibus, trens, aviões e até mesmo carros particulares, é outra aplicação bem estabelecida para filmes impressos digitalmente. Publicidade em veículos é algo muito efetivo, especialmente para produtos e serviços que devem ser interessantes para a comunidade, tanto para pedestres como para motoristas que não têm como evita-los.

Se planeja uma campanha gráfica de veículos, tenha a certeza de consultar um profissional de impressão qualificado nas etapas iniciais de seu projeto. Ter o design certo é tão essencial quanto escolher o substrato mais adequado.

Enquanto o custo-benefício do vinil calandrado pode atuar em promoções de curto prazo, um vinil cast de alta qualidade com laminação é necessário para aplicações de longo prazo.

Muitos materiais auto-adesivos estão disponíveis para gráficos impressos digitalmente para veículos. Foto: Sonja Angerer

Alguns fabricantes, como Avery e 3M, também oferecem garantias para profissionais de impressão certificados que cobrem muitos potenciais problemas de um projeto de envelopamento de veículo, incluindo remoção segura quando a campanha terminar.

Nos últimos anos, uma indústria de fabricação de substratos criativos tem estabelecido uma gama ainda maior de filmes de especialidades, incluindo "lousa impressa" e filmes para chão, assim como produtos One-Way-Vision (adesivo perfurado).

Montados em janelas ou painéis claros, eles mantêm a privacidade da pessoa na parte de dentro, que ainda assim podem ver o lado de fora, tornando possível muitas soluções criativas para veículos, prateleiras de loja e áreas de hospitalidade.

Macio ao toque

A sinalização leve (soft signage) usando tecidos é única na impressão digital. O termo se refere a aplicações onde pôsteres, displays ou light box são impressos em tecidos entrelaçados ou não ao invés de papel ou filme. As gramaturas típicas variam de abaixo de 150g/m² até mais de 300g/m².

Impressão direta com tintas de cura UV ou aquosa está tão estabelecida como processos de transferência por sublimação. Impresso tipicamente em poliéster (PES) e outras fibras sintéticas como Nylon, as aplicações de soft signage são principalmente para uso indoor. Aplicações digitais têxteis outdoor, normalmente banners e bandeiras, são impressas diretamente em tecido poliéster de serviço pesado para garantir uma impressão perfeita.

Soft signage tem se tornado a cada dia mais popular com varejistas de todo o mundo nos últimos anos, com largas cadeias investindo pesadamente em sistemas lightbox rubber lip, tirando proveito das vantagens únicas do soft signage.

Tecidos são dobrados mais facilmente, não deixando marcas permanentes de vinco, para uma exposição brilhante, muito bem embrulhado em um pacote fácil de lidar, ao invés de um longo rolo. Ainda há custo-benefício no transporte rápido e fácil montagem mesmo por profissionais de vendas não treinados.

Sem descanso para o rígido

A mídia rígida é outra alternativa para a impressão digital de papel comum. Cartões rígidos são normalmente impressos com tintas de cura UV, exceto para os cartões corrugados baseados em papel mais frequentemente usados para embalagem, onde fabricantes estão começando a oferecer tintas aquosas de baixa migração no mercado.

Tintas de cura UV podem ser usadas para imprimir diretamente em uma grande variedade de substratos padrões como foam e painéis compostos ou plásticos corrugados, agilizando o processo de produção de displays e cartões impressos de aplicações para pontos de venda e feiras.

Como a tinta é curada em segundos, isto permite imprimir em virtualmente qualquer substrato rígido, como folha de metal, vidro, Perspex, pedra, MDF e madeira para uso indoor e outdoor. Por que não tentar um table top impresso ao invés do logo no menu quando se faz a publicidade de uma nova marca de cerveja artesanal?

Um processo lucrativo

Como regra geral, impressão digital de grande formato em substratos "não-papel" é mais caro e requer um diferente conjunto de habilidades do que uma impressão padrão em papel. Você tem que considerar o meio certo, assim como a tecnologia de impressão digital mais efetiva para garantir o sucesso de sua campanha de grande formato.

De qualquer forma, produtos de impressão comercial - impressos digitalmente ou analogicamente - podes não ser uma forma eficiente de atingir os clientes atuais que têm passado do papel para as mídias digitais como seu canal de escolha, ou simplesmente porque seu estilo de vida tornou-se tão mobile que eles não podem ser incomodados para manter uma caixa postal.

Inteligente indoor e outdoor, com mídias misturadas ou below the line, as campanhas podem ativar a atenção dos grupos focados onde eles não esperam: na rua, em seus carros, em todos os seus lugares prediletos. Isto faz das aplicações de impressão em grande formato a tecnologia de impressão mais poderosa atualmente para usar com uma vasta gama de substratos, com a imaginação dos designers e compradores de impressão sendo a única limitação.

Fonte: FESPA 

Foto de abertura: Gmund

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