Ampla lança Elite RR LED UV

Ampla lança Elite RR LED UV

A Ampla Impressoras Digitais anunciou para o segmento de impressão de grandes formatos o lançamento da Elite RR LED UV, uma impressora digital UV de porte semi-industrial com o custo de R$ 199 mil.

Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla, declara: “O benefício da Elite RR LED UV é tão evidente que o retorno do investimento começa no momento em que o cliente inicia os trabalhos de impressão no novo equipamento, ao reduzir ou mesmo eliminar etapas e custos de produção”.

Uma diferença – e grande vantagem – da impressão com cura UV em relação à impressão solvente (ou eco solvente) é que, enquanto a segunda seca através da evaporação dos solventes presentes na tinta, a tinta UV não seca, mas se polimeriza pela reação entre o fotoinicializador e a irradiação ultravioleta emitida pelas lâmpadas.

A polimerização faz com que o processo seja até 40% mais rentável no consumo de tinta. Além disso, possui elevada resistência mecânica e química e exige baixo consumo de energia, resultando em uma tecnologia alinhada com as mais recentes tendências mundiais de produtos e equipamentos ecologicamente corretos.

A nova impressora LED UV da Ampla foi projetada para proporcionar uma significativa redução dos custos de produção e de mão de obra às empresas de comunicação visual, graças à diminuição – ou até mesmo eliminação – de etapas de acabamento dos trabalhos, se comparada à impressão solvente ou eco solvente, que exige um período maior para secagem completa da mídia antes de iniciar o processo de acabamento.

Um exemplo disso é que, quando se utiliza impressão solvente ou eco solvente para impressão em vinil (adesivos), e este é posteriormente aplicado em uma chapa rígida, é necessária mão-de-obra de aplicação para essa atividade, cujo custo é somado ao tempo para aplicação e às margens de possíveis perdas devido a problemas na colagem como rasgos, bolhas, riscos e amassados, entre outros.

Em muitos casos, para aplicar o vinil sobre chapas, é necessário recortá-lo de acordo com o formato da peça que o receberá, adicionando ainda mais tempo e custo ao processo.

Com a impressão UV, estes processos são reduzidos – ou até mesmo eliminados – porque, dependendo da aplicação, não é necessário imprimir no vinil, nem recortá-lo, porque a impressão UV pode ser realizada diretamente na chapa, proporcionando uma importante redução dos prazos e do desperdício de materiais, ou seja, um significativo ganho de eficiência que se reverte em um benefício imediato e vital neste momento em que as empresas precisam ter seus custos na ponta do lápis.

A versatilidade do LED UV

A nova Elite RR LED UV pode substituir impressoras de baixa produtividade nas demandas habituais das empresas de comunicação visual, ou ser incorporada como complemento no aumento da capacidade produtiva, possibilitando explorar uma infinidade de novas aplicações como PDV, decoração, brindes e displays, entre outros, abrindo múltiplas possibilidades para atender a novos mercados.

Projetada com toda a tecnologia embarcada na linha de impressoras industriais New Targa XT LED UV, a Elite RR LED UV possui uma estrutura mais compacta e conta com o inovador Chassi Monobloco AmplaCore, que atribui ao equipamento extrema robustez e estabilidade.

Além do CLP industrial e da Interface Touchscreen, para controle e gerenciamento dos subsistemas da impressora, a Elite RR LED UV conta com a tecnologia AmplaSmart para monitoramento em tempo real das principais funções do equipamento.

O avançado sistema de cura fria LED UV assegura grande eficiência energética, permitindo a impressão ecologicamente correta em diversos tipos de substratos, flexíveis ou rígidos leves, de até 5mm de espessura, inclusive aqueles sensíveis ao calor.

Com a possibilidade de demonstrações no Showroom da AmplaA, a Elite RR LED UV está disponível na largura de 3,20m, é equipada com 04 cabeças industriais de 07pL, imprime com resolução de até 1.200dpi e velocidade de 40m²/h. Tudo isso com uma extraordinária riqueza de cores e detalhes, surpreendendo até nas aplicações mais exigentes.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil